ECONOMIA
Comércio amplia horário de funcionamento na Paraíba
Para garantir as compras de final de ano dos consumidores, comércio em JP e CG já funcionam com horário estendido.
Publicado em 03/12/2011 às 6:30
De olho na crescente demanda dos consumidores para as compras do Natal, lojas do centro de João Pessoa e de Campina Grande já começam a esticar o horário durante a semana e também a abrirem nos três domingos de dezembro, pois este ano o dia de Natal cai no quarto domingo do mês (25).
Para os gerentes, deixar as lojas das áreas centrais abertas por mais algumas horas pode ser determinante no faturamento do mês de dezembro. Além disso, os shoppings, que deverão estender horário, são os concorrentes diretos do comércio de rua.
Nas unidades da Lojas Maia/Magazine Luiza, o horário ampliado começou desde o dia 1º e as lojas que fechavam às 18h estão funcionando até as 19h. Nos domingos, as lojas ficarão abertas das 9h às 13h. “Esta é uma estratégia que já temos há vários anos e sempre conseguimos bons resultados de vendas. É uma forma de atender à demanda e oferecer aos clientes um atendimento mais amplo, além de ser uma opção para aquelas pessoas que trabalham durante o dia inteiro”, comentou o gerente da Loja Maia/Magazine Luiza do Parque Solon de Lucena, em João Pessoa, José Ferreira.
Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Eronaldo Maia, a ampliação do horário ficou a critério de cada lojista. “De acordo com o ramo da atividade, as lojas poderão abrir, desde que seja respeitada a legislação trabalhista e o acordo firmado entre a classe empresarial e o Sindicato dos Comerciários”, informou.
As lojas da Casa Pio no centro da capital, por exemplo, estão abrindo aos domingos desde a semana passada, mas a ampliação do horário nos dias úteis deverá acontecer somente a partir da segunda quinzena do mês. A loja, que já abre normalmente das 8h às 19h deverá passar a funcionar até as 20h.
“Pretendemos ficar até mais tarde para que possamos atender àquelas pessoas que trabalham o dia inteiro e só podem fazer as compras natalinas à noite”, explicou o gerente da Casa Pio na Lagoa Parque Solon de Lucena, Paulo César Araújo.
Já em Campina Grande, segundo o presidente da CDL do município, Tito Motta, foi firmado um acordo entre os comerciantes e as lojas do centro da cidade. Elas deverão começar a abrir as portas aos domingos a partir de amanhã e o horário de funcionamento durante a semana será ampliado até as 20h, a partir do dia 12.
“A ampliação do horário de funcionamento das lojas no Centro da cidade beneficia também o consumidor. Além de ter as lojas abertas até mais tarde, há ainda a questão do conforto, já que durante o dia o calor é muito grande e é mais difícil conseguir uma vaga de estacionamento. À noite, existe uma disponibilidade maior de vagas já que a rede bancária e a parte do comércio que não está vinculada às vendas de Natal fecham”, apontou.
Comentários