ECONOMIA
Compra de última hora para Dia dos Pais provoca filas em lojas
Pesquisa de intenção de compras realizada pelo Instituto Fecomércio da Paraíba mostra que 59,68% dos entrevistados pretendem presentear os pais na data
Publicado em 08/08/2015 às 16:51
Como sempre, comprar um presente para o Dia dos Pais em cima da hora – como dita a cartilha do “bom brasileiro” – é uma tarefa que demanda paciência em João Pessoa. Começando pelo trânsito lento e apinhado de carros principalmente nos arredores de grandes centros comerciais como os shoppings centers.
Na manhã deste sábado (8), um aglomerado de mães, filhos, netos e sogras se concetraram em um shopping do Centro da capital, principalmente nas lojas de calçados, roupas e de artigos de perfumaria.
De acordo com uma pesquisa de intenção de compras realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep) na Região Metropolitana de João Pessoa, 59,68%, dos filhos paraibanos pretendem presentear. O resultado representa um crescimento de 1,08 ponto percentual na comparação com o mesmo período do ano passado.
Formando uma fila quilométrica para produção de camisas personalizadas em hot stamp, encontramos dona Vera Macena, de 64 anos, acompanhada de seu neto, Jerson Macena dos Santos, de 18, que ajuda a carregar um amontoado de sacolas. Assim como de praxe, o neto de dona Vera comprou sapatos para o pai.
“Compro pra todos: genro, filhos e netos. Os homens da minha vida”, conta a senhora, aos sorrisos, e desmistificando o papel da sogra. “Nenhum quer comprar presente pro pai, pedem pra mim”.
A consumidora atenta ainda para a sempre paciente pesquisa de preços e as facilidades encontradas através do cartão de crédito. “Dividido no cartão, posso presentear a todos, mesmo nesse tempo difícil”.
Por falar em crise, mesmo com as estimativas do crescimento dos números apresentados acima pelo Ifep, alguns comerciantes percebem nessa véspera um fluxo menor de clientes para presentear os pais.
Uma vendedora de perfumaria que não quis se identificar aponta um otimismo de melhora para amanhã, o próprio dia da comemoração dos laços paternos, mas percebe uma procura menor em relação ao ano passado.
“A redução verificada no gasto médio com os presentes do Dia dos Pais deste ano pode ser explicada, em parte, pela redução do nível de emprego e da massa salarial real do trabalhador, além do encarecimento do crédito ao consumidor decorrente do aumento das taxas de juros e aumento da inflação”, informa Marconi Medeiros, Presidente da Fecomércio Paraíba.
É importante frisar que o aumento apontado pelo Ifep de quem pretende comprar algo para o genitor não implica dizer deva sair mais dinheiro da carteira. Segundo a avaliação popular do instituto, os consumidores pretendem gastar com o presente dos pais, em média, R$172,11. Este valor é 7,39% inferior ao indicado na intenção de gastos do ano passado, quando atingiu o patamar de R$185,84.
Ainda como base na pesquisa do Ifep, os artigos de vestuário estão entre os presentes mais preferidos, citados por 50,45% dos entrevistados. Em seguida, aparecem os perfumes (12,61%), calçados (9,46%) e relógios (7,21%).
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