ECONOMIA
Conhecer o cliente é fundamental para empresas
Para publicitário, relação entre empresa e cliente deve ser estreita.
Publicado em 01/04/2012 às 16:00
Além de tornar-se conhecida, uma empresa precisa conhecer o seu cliente. “A relação entre empresa e cliente deve ser estreita”, detalha o publicitário Leo Vissotto. O foco de todo trabalho de promoção de uma marca deve ser no seu público. É com a força deste elo que um número maior de vendas pode ser efetivado, e não só com o atrativo de preços ou promoções do tipo “compre três e pague dois”.
A publicidade passou a ser entendida como uma ferramenta não só para comunicar, mas para construir um vínculo entre “marca e consumidor”. Um exemplo que este posicionamento oferece é a Softcom Tecnologia.
Voltada para o desenvolvimento de softwares e demais soluções de tecnologia, a empresa incrementou em 40% a sua carta de clientes, dentro de um ano, investindo na valorização das expectativas deles. A gerente de marketing Laís Moreira explica que, desde o atendimento até o pós-venda, o foco é perceber os problemas que são apresentados e acompanhar toda resolução deles.
“Nós percebemos que o boca-a-boca é o principal caminho para novos contratos. E atender da melhor forma os nossos clientes é a como garantimos esta nossa melhor publicidade”, afirma Laís.
Publicitária de formação, a gerente explica que a Softcom desenvolveu um ciclo de comunicação com seus clientes em que a certeza da satisfação de um parceiro é garantia de que o outro também irá ficar satisfeito. “O que menos faço é publicidade”, confessa, “criamos um ambiente em que as duas empresas conversem e busquem a melhor solução para ambas”, detalha.
Promover um produto gera um ganho imeditado nas vendas, mas a projeção de uma imagem sólida é mais benéfico a médio e longo prazo. Não há dúvidas de que o tradicional “boca-a-boca” é ainda a melhor e mais eficiente solução.
Até mesmo porque dificilmente algum consumidor realiza qualquer tipo de negócios com desconhecidos. E garantir o primeiro contato de um cliente com sua empresa é a missão a que todo empreendedor deve se dedicar.
Mas atrever-se também é uma boa aposta para quem desejar ver seu produto na “boca do povo” ou empresa conhecida.
Estratégias de publicidade que se fixem nas mentes dos clientes são fundamentais para destacar-se no mercado. A propaganda está repleta de chavões, e o publicitário Léo Vissotto exemplifica o setor do varejo como o que menos investe em propostas diferenciadas de publicidade. “Falta mais ousadia ao varejo local”, pontua.
A promoção de um produto ou serviço pode ser vista como a ponta de um gigante iceberg. A divulgação é capaz de levantar as vendas em uma empresa, dar-lhe vida ou renová-la. Mas basta uma pequena desatenção com a publicidade, tal como uma mensagem fora de lugar, para afundar qualquer empreendimento promissor. Até mesmo transformar um Titanic em belo filme, mas sem conquistar todos os objetivos esperados.
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