icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Conhecer o cliente é fundamental para empresas

Para publicitário, relação entre empresa e cliente deve ser estreita.

Publicado em 01/04/2012 às 16:00

Além de tornar-se conhecida, uma empresa precisa conhecer o seu cliente. “A relação entre empresa e cliente deve ser estreita”, detalha o publicitário Leo Vissotto. O foco de todo trabalho de promoção de uma marca deve ser no seu público. É com a força deste elo que um número maior de vendas pode ser efetivado, e não só com o atrativo de preços ou promoções do tipo “compre três e pague dois”.

A publicidade passou a ser entendida como uma ferramenta não só para comunicar, mas para construir um vínculo entre “marca e consumidor”. Um exemplo que este posicionamento oferece é a Softcom Tecnologia.

Voltada para o desenvolvimento de softwares e demais soluções de tecnologia, a empresa incrementou em 40% a sua carta de clientes, dentro de um ano, investindo na valorização das expectativas deles. A gerente de marketing Laís Moreira explica que, desde o atendimento até o pós-venda, o foco é perceber os problemas que são apresentados e acompanhar toda resolução deles.

“Nós percebemos que o boca-a-boca é o principal caminho para novos contratos. E atender da melhor forma os nossos clientes é a como garantimos esta nossa melhor publicidade”, afirma Laís.

Publicitária de formação, a gerente explica que a Softcom desenvolveu um ciclo de comunicação com seus clientes em que a certeza da satisfação de um parceiro é garantia de que o outro também irá ficar satisfeito. “O que menos faço é publicidade”, confessa, “criamos um ambiente em que as duas empresas conversem e busquem a melhor solução para ambas”, detalha.

Promover um produto gera um ganho imeditado nas vendas, mas a projeção de uma imagem sólida é mais benéfico a médio e longo prazo. Não há dúvidas de que o tradicional “boca-a-boca” é ainda a melhor e mais eficiente solução.

Até mesmo porque dificilmente algum consumidor realiza qualquer tipo de negócios com desconhecidos. E garantir o primeiro contato de um cliente com sua empresa é a missão a que todo empreendedor deve se dedicar.

Mas atrever-se também é uma boa aposta para quem desejar ver seu produto na “boca do povo” ou empresa conhecida.

Estratégias de publicidade que se fixem nas mentes dos clientes são fundamentais para destacar-se no mercado. A propaganda está repleta de chavões, e o publicitário Léo Vissotto exemplifica o setor do varejo como o que menos investe em propostas diferenciadas de publicidade. “Falta mais ousadia ao varejo local”, pontua.

A promoção de um produto ou serviço pode ser vista como a ponta de um gigante iceberg. A divulgação é capaz de levantar as vendas em uma empresa, dar-lhe vida ou renová-la. Mas basta uma pequena desatenção com a publicidade, tal como uma mensagem fora de lugar, para afundar qualquer empreendimento promissor. Até mesmo transformar um Titanic em belo filme, mas sem conquistar todos os objetivos esperados.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp