icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Crescer se baseou no CrediAmigo

Publicado em 08/04/2012 às 8:00

Os moldes hoje utilizados pelo “Crescer – Programa Nacional de Microcrédito”, lançado em agosto do ano passado, se baseiam na bem-sucedida prática do CrediAmigo, do BNB. Criado em 1998, o CrediAmigo já acumula histórias de sucesso como a de dona Rita Félix, de 50 anos, que além de conseguir arcar com boa parte das despesas da família a partir do faturamento de seu próprio negócio, já saiu da informalidade e se tornou uma empreendedora individual.

“Fiz o primeiro empréstimo no BNB no mesmo ano em que o CrediAmigo começou e não tenho nem como dizer o quanto isso me ajudou. Já peguei empréstimos várias vezes e graças a Deus sempre consegui pagar tudo direitinho. Além do dinheiro para a compra das minhas mercadorias, recebo também orientações para o meu negócio”, comentou a empresária Rita Félix.

Apoiando o desenvolvimento também de negócios informais, o CrediAmigo, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, já conseguiu fazer com que 60% dos beneficiários desta modalidade de crédito deixassem a situação de extrema pobreza em apenas 12 meses após o financiamento.

O assessor administrativo da Gerência de Microfinanças do BNB na Paraíba, Alberto Olegário, estudante de administração da UFPB e que vem realizando um estudo sobre o impacto econômico do microcrédito nas regiões com alto índice de pobreza, aponta a importância do microcrédito produtivo orientado para a população de menor renda.

“O microcrédito produtivo e orientado é o responsável pela mudança significativa da realidade das pessoas que acreditam em uma vida melhor. É impressionante perceber a sinalização de estudos científicos que mostram que 60% das pessoas beneficiadas com o microcrédito no Nordeste saíram da linha da pobreza e que o CrediAmigo é o grande propulsor desses índices”, comentou.

A gerente de Microfinanças do Banco do Nordeste na Paraíba, Francisca Castanha, ressaltou que a experiência bem-sucedida do CrediAmigo aponta para o sucesso do Crescer, lançado pelo Governo Federal. “Com o estímulo do Governo Federal para expandir para as demais instituições financeiras federais a oferta de microcrédito produtivo e orientado, haverá uma oferta bem maior de recursos, o que vai facilitar o acesso da população. A partir da experiência do CrediAmigo, vimos que o microcrédito pode mudar a vida de muita gente”, afirmou.

No ano passado, o CrediAmigo foi responsável por 93% das contratações do Crescer, chegando a R$ 49 milhões em empréstimos em apenas três meses.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp