ECONOMIA
Energisa aplica reajuste amanhã
Com o reajuste que a Energisa Borborema passa a aplicar, consumidores sentirão um efeito médio de 7,85% em suas contas de luz.
Publicado em 02/02/2013 às 6:00
Começam a vigorar amanhã as novas tarifas de energia elétrica para as 172 mil unidades consumidoras do Compartimento da Borborema. Com o reajuste que a Energisa Borborema passa a aplicar, após a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores dos municípios de Campina Grande, Lagoa Seca, Queimadas, Boa Vista, Fagundes e Massaranduba sentirão um efeito médio de 7,85% em suas contas de luz.
Na conta de luz dos consumidores residenciais, o reajuste é de 7,56%. Já as indústrias e grandes consumidores, que fazem contratos de alta tensão, por sua vez, terão um índice de 7,97%.
Os reajustes aplicados fazem com que a medida de redução nas contas de energia elétrica, anunciada pela presidente Dilma Rousseff, não seja tão significativa para os consumidores das cidades mencionadas.
A redução que seria de 18% dada pelo governo federal deverá cair em média 40% para os seis municípios da Borborema. Com o reajuste aprovado pela Aneel, que será aplicado a partir de amanhã pela Energisa Borborema, as taxas de redução ficam, na verdade, nas faixas de 10,44% para residências e 10,03 para indústrias e grandes consumidores. Para um consumidor com vencimento de conta no dia 10 de cada mês, passa a ser levado em consideração três valores para chegar ao valor final da conta pelo consumo.
O cálculo é o seguinte: o custo original da tarifa que vinha sendo aplicado, do dia 10 de janeiro ao dia 24 de janeiro, não terá redução. Do dia 24 de janeiro ao dia 3 de fevereiro, aplica-se a redução do governo federal na íntegra (18%), enquanto a partir de amanhã até o dia 10, a redução média cai para 11,8%, com a nova tarifa da Energisa Borborema que entra em vigor neste domingo.
Assim, a partir da fatura do próximo mês, com vencimento em 10 de março, por exemplo, o custo da energia manterá apenas um padrão: desconto de 11,8%, para os consumidores residenciais. Esse percentual de desconto, final para essa distribuidora, será mantido até o próximo reajuste, previsto para fevereiro de 2014.
Comentários