ECONOMIA
Falta de incentivos no mercado local
Empresas de tecnologia paraibanas negociam mais com mercado internacional do que com o mercado local.
Publicado em 21/03/2012 às 6:30
Os produtos e serviços desenvolvidos pelas empresas de tecnologia paraibanas ainda esbarram na falta de investimentos e incentivos para alimentar o mercado local e para aumentar o volume das exportações. Além disso, o desconhecimento do que é produzido no Estado também afeta o crescimento do setor tecnológico.
De acordo com a gestora do programa Farol Digital, Danyele Raposo, as empresas paraibanas negociam mais com o mercado internacional do que com o mercado local. “O problema começa com a falta de conhecimento do que é produzido no próprio Estado. Nós temos um mercado latente, mas ainda pouco informado. São pequenos empreendimentos que poderiam ter acesso aos produtos e serviços de nossa tecnologia, mas não têm. O governo tem discutido projetos, mas são muitas barreiras”, completa.
Segundo Danyele Raposoa, as universidades públicas paraibanas, como a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), são as principais parceiras nas linhas de pesquisas que alimentam as inovações no setor de tecnologia, principalmente no polo tecnológico, em Campina Grande.
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