ECONOMIA
Governo estuda alta da gasolina para este ano
Valor do reajuste ainda é alvo de avaliação entre os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia
Publicado em 09/08/2012 às 6:00
O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) reconheceu ontem que o governo estuda aumentar o preço da gasolina neste ano. A "maior preocupação", ressaltou o ministro, é com o impacto da medida na inflação do país.
"Nós temos que pesar (...) de um lado a necessidade de fazer [o reajuste], de outro lado a preocupação com o processo inflacionário", afirmou em evento da Presidência da República.
Segundo Lobão, "existe a possibilidade" de aumento neste ano, mas ainda "não existe a decisão". "O governo gostaria que esperasse um pouco mais, porém a necessidade é tão grande que o governo pode vir a ceder", ponderou.
O ministro também se referiu ao prejuízo enfrentado pela Petrobras - o valor foi de R$ 1,3 bilhão no segundo trimestre. A presidente da estatal, Graça Foster, ressaltou ontem que a defasagem entre o preço da gasolina no mercado doméstico e no exterior não foi a principal razão para o valor negativo.
Lobão afirmou que o aumento seria importante para ajudar a situação da empresa. "Não vislumbramos nenhum instrumento que socorra a Petrobras se não o aumento."
O valor do reajuste ainda é alvo de avaliação entre os ministérios da Fazenda e de Minas e Energia, afirmou.
Comentários