icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Greve eleva 'calote' na capital

Número de inclusos no SPC é 15,98% maior do que o registrado no ano passado; greve dos bancos pode ter influenciado.

Publicado em 06/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:52

O consumidor de João Pessoa fechou o mês de outubro com inadimplência em alta, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da cidade. No comparativo com outubro do ano passado, o número de inclusos no banco de negativados é 15,98% maior, passando de 2.053, em 2012, para 2.381, em 2013.

O volume de consumidores que reativaram o crédito, ou seja, quitaram seus débitos e tiveram o nome retirado do SPC também foi menor. Em outubro de 2012 foram 1.692 excluídos do banco de negativados, enquanto em igual mês deste ano foram 1.683, queda de 0,53%.

Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Paraíba (FCD-PB), José Artur de Almeida, a greve dos bancos, que durou 23 dias no Estado, deve ter influenciado na alta da inadimplência. “Apesar do Procon dizer que o consumidor tinha direito de fazer os pagamentos sem juros, muitos preferiram pagar as contas com juros, porque sabemos que muitas vezes, para não pagar as taxas, você precisa se desgastar recorrendo à Justiça”, disse.

O representante da FCDL-PB explicou que durante a greve muitos consumidores não conseguiram poupar dinheiro, o que gerou instabilidade no planejamento financeiro. “Várias pessoas tentaram depositar o dinheiro e não encontravam envelope de depósito, ou seja, ficaram com dinheiro na mão e terminaram gastando. Agora nós esperamos que com o recebimento do 13º salário essa inadimplência tenha queda”.

O diretor do SPC de João Pessoa, Lindembergh Vieira, explicou que a grande problemática do crescente número de endividados em João Pessoa é a prática da concessão do cartão de crédito a terceiros. “É muito comum a negativação do nome devido a débitos realizados por terceiros. Nós estamos constantemente dizendo para os consumidores evitarem, porque 22% das inadimplências são realizadas por terceiros”, destacou.

Apesar da alta na inadimplência, o índice do acumulado do ano é satisfatório. Entre janeiro e outubro deste ano a capital paraibana registra a entrada de 24.473 consumidores no SPC, contra 27.299 do mesmo período do ano passado, queda de 10,35%. Já a queda na regularização dos débitos continua a mesma. Nos primeiros dez meses de 2012, 17.634 pessoas haviam saído da “lista vermelha” do SPC, enquanto no acumulado deste ano somente 16.382 consumidores retomaram o crédito (- 7%).

Um dos consumidores que buscam sair da temida lista do SPC é o professor Pedro Rodolfo de Araújo, 26 anos, que planeja usar a renda extra do 13º salário para liquidar seus débitos. “'Puxei' a lista das empresas que estou devendo e planejo buscar a negociação para pagar as dívidas. Agora que tenho o nome delas, vou atrás de limpar o nome. É muito ruim ficar com o nome sujo, então vou aproveitar o momento para pagar as contas e ter direito ao crédito novamente”, disse.

APÓS ALTA, TAXA VOLTA A CAIR EM CG

Após alta da inadimplência nos últimos meses, a taxa em Campina Grande voltou a cair em outubro. No comparativo entre os meses de outubro de 2012 e 2013, houve redução de 16,17% no volume de consumidores que entraram no SPC, caindo de 1.873, no ano passado, para 1.570 este ano. Já o número de consumidores que quitaram seus débitos e reativaram os créditos foi 10,26% maior este ano.

O resultado positivo de outubro, entretanto, não reflete o acumulado do ano. Entre janeiro e outubro de 2012, Campina Grande acumulava 11.817 consumidores inclusos no SPC, no mesmo período deste ano já são 13.648, 11,49% a mais. A queda também é vista no volume de consumidores que reativaram o crédito. No acumulado do ano passado, 7.323 pessoas limparam o nome no SPC, enquanto este ano foram 7.239 (-1,14%).

Para o presidente da FCDL-PB, José Artur de Almeida, a tendência é que a taxa de consumidores que vão quitar os débitos aumente nos próximos meses. “O mercado, de uma forma geral, está mais precavido em relação a tomada de crédito, ele está mais criterioso. Por isso em Campina Grande houve a diminuição da inadimplência em outubro. Esperamos que com o 13º salário aumente o número de pessoas que limparam o nome no SPC”, aponta.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp