Receita adia prazo de entrega da declaração do IR para 31 de maio

Na Paraíba, 129 mil dos 329 mil contribuintes já declararam.

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil 

A Receita Federal decidiu prorrogar para o dia 31 de maio o prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. O prazo acabaria no próximo dia 30 de abril. Na Paraíba, até a manhã desta segunda-feira (12), pouco mais de 129 mil, dos 329 mil inicialmente estimados pela Receita, haviam declarado o IR.

De acordo com a Receita Federal, as prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional.

Em razão do adiamento, o cidadão que deseje pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de DARF, gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), acessado através do site da Receita Federal.

Ainda conforme divulgado pela Receita, também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como, o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.