ECONOMIA
Luz solar gera investimentos no sertão da Paraíba
Além do anúncio da usina Coremas I, já confirmada com investimentos iniciais de R$ 300 milhões, outras empresas já buscam a Paraíba para a instalação de usinas.
Publicado em 30/10/2011 às 15:45
A alta incidência de luz solar no Sertão do Estado tem despertado o interesse de empresas para a instalação de usinas que utilizam o sol como fonte de produção de energia.
Além do anúncio da usina Coremas I, já confirmada com investimentos iniciais de R$ 300 milhões, outras empresas já buscam a Paraíba para a instalação de usinas.
Na edição do Diário Oficial da União do último dia 13, dois novos requerimentos de outorga de usinas solares na Paraíba foram publicados pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
Conforme a publicação, foram registrados requerimentos das empresas Catalunha Serviços e Europa Serviços, que têm interesse em instalar unidades em Catolé do Rocha e em Sousa, respectivamente.
Benefícios
Além dos benefícios naturais do Sertão paraibano para a geração de energia solar, o secretário de Estado de Planejamento, Gustavo Nogueira, informou que o Governo tem atuado no oferecimento de benefícios para estas empresas, como, por exemplo, em regimes especiais de tributação.
“É importante que a Paraíba receba investimentos nesta área tanto para diversificar nossa matriz energética, o que pode atrair novos investimentos, pois buscamos aliar o desenvolvimento com a preservação do meio ambiente e a energia solar é uma forma de energia limpa”, ressaltou.
O secretário Gustavo Nogueira evitou detalhar sobre o interesse de novas empresas em vir para a Paraíba, mas comentou que alguns outros empresários já buscam informações sobre o Estado.
Comentários