Camila Esposte
Láuriston Pinheiro

Frutos da transformação digital

Ticket médio de comerciantes que entram para o mundo online cresce 17%.

Foto: John Schnobrich / Unsplash

 

A Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da Visa, elaborou um estudo que mostra que os estabelecimentos comerciais que entraram para o mundo online durante a pandemia de 2020 viram o ticket médio aumentar 17%.

De acordo com a pesquisa, feita entre abril e junho deste ano, mais de 70 mil comércios que atuavam apenas no mundo físico no mesmo período de 2019 entraram para o mundo online. A análise destaca também um crescimento expressivo em alguns dos Estados brasileiros que tiveram o maior crescimento na migração para o mundo digital: Roraima (145%), Tocantins (113%) e Rondônia (84%).

Ainda sobre os Estados, entre os que tiveram o maior número de estabelecimentos comerciais atuando em ambos os canais e-commerce e no mundo físico, estão Espírito Santo (73%), Minas Gerais (47%) e Paraná (42%). O Estado de São Paulo, que representa 31% do total de estabelecimentos comerciais estudados, registrou um crescimento de 27% no número de negócios provindos dos dois canais, quando comparados os meses de abril a junho de 2020 com o ano anterior.

Entre os setores que mais tiveram empresas migrando para o mundo online durante a pandemia destacaram-se os supermercados e postos de gasolina, com 373% e 407% de aumento, respectivamente.

Em relação aos segmentos de estabelecimentos comerciais que já atuavam no mundo online mesmo antes da pandemia, os setores com o maior crescimento de vendas foram as lojas de departamento (462%) e os restaurantes de fast food, com aumento de 221%.

Fonte: Valor Investe