Conar lança guia com definições éticas para as ações com influenciadores

Documento, criado pelo grupo de trabalho de publicidade digital, tem o objetivo de servir como guia para publicidade com criadores de conteúdo.

Conar lança guia com definições éticas para as ações com influenciadores
Foto: Mateus Campos Felipe / Unsplash

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) lançou o Guia de Publicidade por Influenciadores Digitais. O documento foi elaborado pelo grupo de trabalho para a publicidade digital, criado no ano passado com o objetivo de estabelecer regras e normas para os anúncios no ambiente digital.

O objetivo do documento é regulamentar as ações publicitárias no ambiente digital, principalmente aquelas em parceria com criadores de conteúdo, que já respondem por boa parte dos processos analisados pelo Conar nos últimos anos.

A primeira parte do guia define a publicidade feita por um influenciador: divulgação de produto, serviço, causa ou outro sinal a ele associado; compensação ou relação comercial, ainda que não financeira, com anunciante e agência, e ingerência por parte deles sobre o conteúdo da mensagem.

Um dos pontos que o guia enfatiza é a necessidade de o conteúdo ser identificado como publicidade, sugerindo a sinalização por meio de palavras como ‘publicidade’, ‘publipost’ e ‘publi’. Outro ponto de destaque é a importância de agências e anunciantes moverem esforços para informar o influenciador a respeito das regras do Código de Autorregulamentação e dos cuidados que devem ser tomados com a postagem.

Fonte: Meio e Mensagem