Foco na saúde mental

Empresas desenvolvem ações envolvendo colaboradores.

Foco na saúde mental
Imagem: Divulgação

O ano de 2020 deixou medos, incertezas e o distanciamento social como consequência da crise sanitária que assola todo o mundo.

É cedo para dizer, mas os efeitos da pandemia devem ir além da saúde física. De acordo com o Google, buscas por temas relacionadas a transtornos mentais na internet aumentaram 98% em 2020.

Entre as perguntas mais feitas no buscador, estão “como lidar com ansiedade” e “como lidar com a depressão”.

Atentas a estes dados, diversas empresas vêm desenvolvendo ações e projetos com o objetivo de ajudar seus colaboradores a cuidarem não só do corpo, mas também da mente.

A MRV, maior construtora da América Latina, relançou em agosto de 2020 o ‘Sua Mente’.

Segundo Teresa Raquel de Rabelo Campos, Gestora Executiva de Desenvolvimento Humano da MRV, o projeto, que conta com parceria da TEG Saúde, tem o objetivo de possibilitar aos mais de 6.000 colaboradores administrativos da empresa o atendimento online e sem custo com psicólogos e psiquiatras.

Hoje, mais de 9% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. Outros 5,8% da população têm depressão.

“Nós da MRV acreditamos que o maior bem que temos são as pessoas. Para que os negócios e os processos da empresa estejam bem, é necessário que os colaboradores também estejam”, explica Teresa Raquel.

O programa ‘Sua Mente’ já existia e faz parte do Ser MRV, pacote de ações e programas voltados para o bem-estar e desenvolvimento do colaborador da empresa, há pouco mais de 2 anos.

A construtora, atenta as possíveis fragilidades que a pandemia poderia acarretar, relançou em um formato sem custos para o colaborador.

“O coronavírus chegou ao país de forma brusca e causando inúmeras mudanças e o isolamento das pessoas. Identificamos que esse poderia ser o gatilho para inúmeros transtornos psicológicos, como crises de ansiedade. Por isso, resolvemos relançar o ‘Sua Mente’ reformulado para nosso time. Estamos tendo um número significativo de atendimentos e a certeza que nossos colaboradores estão sendo amparados”, conta a gestora.

Além das consultas, palestras virtuais sobre temáticas relevantes da Saúde Mental também vêm sendo realizadas.