NQA lança programa para quem quer trabalhar com cinema e TV

Cardápio inclui aulas sobre Direção Criativa, Narrativa de Séries, Produção e Mercado Internacional, Des-documentário, Indicadores de Qualidade e Captação Digital e Roteiro Infanto-juvenil.

NQA lança programa para quem quer trabalhar com cinema e TV
Primeiro workshop será de Direção Criativa com o roteirista Henrique Goldman. Foto: Divulgação

O Núcleo de Qualificação de Audiovisual do Nordeste (NQA) acaba de lançar vários cursos de formação para quem deseja trabalhar com cinema e televisão.

O cardápio inclui aulas sobre Direção Criativa, Narrativa de Séries, Produção e Mercado Internacional, Des-documentário, Indicadores de Qualidade e Captação Digital e Roteiro Infanto-juvenil. As aulas do primeiro curso se iniciam em junho e as inscrições podem ser consultadas no site.

O programa conta com seis cursos que ocorrem até o final de 2021.

As formações, que serão totalmente online, serão ministradas por profissionais com larga experiência, como o diretor e roteirista Henrique Goldman, a roteirista de telenovela Sônia Rodrigues, o gestor público e roteirista de telejornal Getsemane Silva e o produtor cinematográfico Paulo Boccato.

A curadoria do projeto é da cineasta Maria Pessôa.

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduada na LFS – London Film School e no INA – Institut National de l’Audiovisuel, ela assinou recentemente a direção de fotografia do especial Mães – Um Filme pra Falar de Amor, exibido na Globo Recife.

Para ela, o curso de formação é visto como um caminho que pode ser seguido pelos profissionais que buscam mudar o formato de trabalho.

“Pessoas de áreas distintas podem ter interesse na área. Qualquer um que tenha interesse em reescrever a própria história profissional pode se inscrever.

Não existe um público específico”, pontua a cineasta, que foi Coordenadora Técnica da Massangana Multimídia Produções (2005/2008), Fundação Joaquim Nabuco, participou da implantação do CANNE – Centro Técnico Audiovisual do Norte e Nordeste, foi professora do Curso de Comunicação Social da Faculdade Maurício de Nassau.

Maria Pessoa também participou da equipe técnica de vários curtas, médias e longas metragens filmados no Brasil e em Londres.

Foi responsável pela supervisão de pós-produção em Nova York do premiado curta pernambucano “Simião Martiniano – o camelô do cinema” direção Clara Angélica e Hilton Lacerda, e “O mundo é uma cabeça” direção: Bidu Queiroz e Cláudio Barroso e Shenberguianas direção: Sérgio Oliveira.

Direção criativa

O primeiro workshop oferecido é o de Direção Criativa com o roteirista Henrique Goldman.

A carga horária do curso é de 30 horas, divididas em 10 encontros de 3 horas cada.

As primeiras aulas serão focadas em como desenvolver uma ideia e dar os primeiros passos para escrever um roteiro de cinema voltados para curta-metragens.

Ao examinar os elementos básicos de uma cena e de um enredo, o aluno será solicitado a criar o começo, meio e o fim de uma história – a semente original a partir do qual cada aluno vai desenvolver um curta-metragem e realizá-lo.

Henrique Goldman

Mora em Londres desde 1992. Dirigiu vários documentários na África para a Rai Television e Unicef.

Em 1998, escreveu e dirigiu o primeiro longa-metragem “Ixcan”, ambientado na Guatemala. Escreveu e dirigiu “Princesa”(longa metragem).

Produzido por Rebecca O’Brien, estreou no Sundance Film Festival em 2001 e foi selecionado para os festivais de cinema de Edimburgo e do Rio de Janeiro, entre outros.

A Princesa ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Los Angeles Outfest Film Festival em 2001 e é o filme brasileiro mais assistido no Youtube, tendo mais de 5 milhões de visualizações.

Sobre o NQA

O Núcleo de Qualificação Audiovisual do Nordeste conta com mais de 20 anos de atuação e forma profissionais que atuam com audiovisual, tanto no cinema quanto na academia.

O núcleo já formou mais de 400 profissionais que atuaram em projetos nacionais e internacionais.