Redes de franquias criam ações para ajudar franqueados durante pandemia

Ações vão desde descontos, extensões no prazo, programas de bonificações, recall de produtos e até aulas de gestão em plataformas digitais.

A pandemia trouxe desafios novos para empresários, em especial aqueles que atuam no setor alimentício. Lidar com uma rede de franquias pode ser um desafio ainda maior.

Para ajudar e auxiliar franqueados a superarem a crise causada pela pandemia, algumas redes agiram rapidamente para dar suporte.

Redes de franquias criam ações para ajudar franqueados durante pandemia
Casa da Empada fez recall de produtos para evitar prejuízo aos franqueados. Foto: divulgação.

Na Casa da Empada, durante os períodos de fechamento compulsório de lojas e shoppings, mas precisamente de abril a junho de 2020, fez recall de produtos para evitar o prejuízo por parte dos franqueados.

Além do recall, outras ações tiveram uma duração mais longa, como a isenção de cobrança dos royalties e fundo de propaganda.

A cobrança do fundo de propaganda retornou no fim de 2020 por conta da grande movimentação nas redes sociais para impulsionamento da marca e produtos. Já a cobrança dos Royalties retornou em março de 2021.

A rede criou também o PIF – Programa de Incentivo ao Franqueado, que envolve bonificações em troca de pontos adquiridos por performance e nível de aderência às regras do Sistema de Franquias da Casa da Empada, com regras e requisitos ajustados para que as bonificações beneficiassem todas as unidades. Houve flexibilização em alguns requisitos para que todas as unidades tivessem acesso ao bônus.

Em 2021 foi criado o PAF – Programa de Apoio ao Franqueado, visando dar suporte ainda maior para unidades com baixa performance ou dificuldades de pagamento, gerando condições para corrigir eventuais inadimplências e possibilitando o retorno destas unidades aos requisitos para bonificações.

Redes de franquias criam ações para ajudar franqueados durante pandemia
MyCookies aumentou o prazo de pagamento e ofereceu descontos nos produtos e bonificações. Foto: divulgação.

A MyCookies, rede especializada no clássico cookie americano que conta com 55 unidades, ofereceu diversos suportes aos franqueados.

A franqueadora aumentou o prazo de pagamento. “Antes os franqueados pagavam na retirada dos produtos, mas atualmente, devido a pandemia, o prazo se estendeu. Agora eles faturam e somente depois pagam.”, explica a CEO Natalie Pavan.

Além do aumento do prazo de pagamento, a franqueadora ofereceu descontos nos produtos e bonificações.

A rede criou também uma plataforma EAD – MyCookies Academy, onde disponibilizou dezenas de vídeoaulas sobre gestão para ajudar o franqueado a passar pela crise causada pela pandemia e lives com a CEO Natalie Pavan e especialistas para auxiliar e dar suporte ao franqueado que precisasse.

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Duckbill Cookies & Coffee deu desconto nos royalties, aumentou prazos e deu descontos. Foto: divulgação

Do outro lado, o franqueado da Duckbill Cookies & Coffee, com loja em Osasco, localizada no Pátio Osasco Open Mall, informou que a franqueadora deu desconto nos royalties, além de aumentarem os prazos de pagamento, darem descontos e até mesmo pagamentos parcelados das mensalidades durante quatro meses.

“A franqueadora Duckbill ajudou bastante. Eles esticaram os prazos de pagamento e apoiaram, inclusive, nas negociações para reduzir o valor do aluguel.”, explica o franqueado Marcus Santos.