Nubank divulga estudosobre o impacto de seu surgimento no país

Pesquisa aponta que, durante seus oito anos de história, fintech inseriu cerca de 3,8 milhões de pessoas no sistema bancário brasileiro.

O Nubank, maior banco digital independente do mundo, inseriu cerca de 3,8 milhões de pessoas no sistema bancário, o que representa cerca de 11% dos clientes, número estimado com base no portfólio de 35 milhões de clientes do Nubank quando a pesquisa foi conduzida, no início de 2021.

É o que revelou um estudo terceirizado sobre os impactos sociais da fintech no Brasil no que diz respeito à educação, resiliência e conhecimento financeiro: 67%, aproximadamente de 23,4 milhões, afirmam que economizaram dinheiro com a ajuda de seus serviços.

Educação financeira

Durante os oito anos de história do Nubank no mercado brasileiro, o nível de educação financeira cresceu: a porcentagem de clientes que avaliam suas habilidades financeiras como “altas” ou “muito altas” desde que se tornaram clientes Nubank aumentou de 15% para 36%; considerando o número da base quando a pesquisa foi realizada, são 12,6 milhões de pessoas.

O planejamento financeiro também teve mudanças positivas e, atualmente, 95% dos clientes têm metas financeiras; antes, esse número era de apenas 62%.

Já 67% dos clientes confirmam que ganharam mais independência financeira usando os produtos do Nubank.

“A principal missão do Nubank é justamente combater as complexidades do sistema para devolver o controle financeiro de volta às pessoas.

E o estudo mostra que temos tido sucesso em fazer isso, ajudando a melhorar a vida das pessoas com nossos serviços.

E também demonstra que oferecer funcionalidades práticas e transparentes realmente transforma o dia-a-dia dos clientes”, afirma Cristina Junqueira, cofundadora do Nubank.

Transparência

A transparência no relacionamento com o cliente faz a diferença: 80% acreditam que podem superar um desafio financeiro inesperado graças ao crédito ou à conta do Nubank.

Outros 77% acreditam que o Nubank terá um impacto positivo geral na saúde financeira dos brasileiros.

A pesquisa mostrou ainda que, entre as mulheres, o impacto social é ainda maior.

Desde que se tornaram clientes do Nubank, o número de clientes com controle alto ou muito alto sobre suas vidas financeiras cresceu 24%.

Digitalização (bancária) dos PJs

A pesquisa também ouviu clientes PJ do banco digital e 70% deles afirmam que os serviços afetaram positivamente seus negócios.

Para esse público, que sentiu na pele a importância de se digitalizar nos últimos anos, em especial durante a pandemia, a maior vantagem de ser cliente da fintech é a facilidade de receber pagamentos de seus clientes.

Entre os PJs entrevistados, 85% afirmaram ainda que conseguiram manter suas finanças sob controle nos últimos 12 meses, a despeito de todos os desafios impostos pela Covid-19. 59% acreditam que conseguiram superar desafios graças ao relacionamento com o banco digital.

A pesquisa foi encomendada pelo Nubank e conduzida pela BSD Consulting, com cerca de 5.000 clientes pessoas física e jurídica no início de 2021, quando o Nubank registrou 35 milhões de clientes.