Arcos Dorados abre sua universidade corporativa para os jovens da América Latina

São cinco conteúdos digitais de curta duração, com certificado oficial da Hamburger University.

Arcos Dorados abre sua universidade corporativa para os jovens da América Latina
Pela primeira vez companhia abre as portas de sua universidade corporativa aos não-funcionários e oferece cursos gratuitos. Foto: Divulgação.

A Arcos Dorados, franquia que opera os restaurantes McDonald’s em 20 mercados da América Latina e Caribe, anuncia uma convocatória para que os jovens da região se capacitem em habilidades que poderão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Comprometida em oferecer oportunidades de capacitação e emprego formal, a companhia abre as portas de sua universidade corporativa “Hamburger University” pela primeira vez em sua história aos não-funcionários e oferece cursos gratuitos em: Inteligência Emocional, Empreendedorismo, Finanças Pessoais, Atendimento ao Cliente e Saúde e Bem-estar.

Conteúdos liberados

Ao entrar na plataforma, os interessados podem acessar os cinco conteúdos digitais de curta duração, que estarão disponíveis até 31 de dezembro deste ano.

Cada módulo proporcionará aos participantes um certificado que legitima a formação recebida e que servirá para evidenciar suas aptidões na procura do primeiro emprego ou de uma nova oportunidade profissional.

Os cursos são independentes, sem ordem específica ou quantidade limitada por pessoa.

Pesquisa apontou necessidades

A iniciativa surge como uma solução para uma das preocupações que os jovens da América Latina e do Caribe destacaram em um estudo de opinião realizado pela empresa em conjunto com a consultoria Trendsity.

Nesta pesquisa, 61% dos respondentes consideram que a formação é necessária para fortalecer as suas competências e compensar a falta de experiência para conseguir o primeiro emprego formal ou a uma melhor oportunidade de trabalho.

Dentre os temas que consideram importante aprofundar, destacam-se: Trabalho em equipe e liderança com 73%, seguido por Inovação e Empreendedorismo com 50%, Vendas e Atendimento ao Cliente com 44%, entre outros.

“O desemprego juvenil é um dos principais problemas da região e, na Arcos Dorados, como líderes do setor, temos a convicção de que é importante atuar para revertê-lo, gerando um impacto positivo nas comunidades onde operamos.

Para isso, além de empregarmos milhares de jovens todos os anos, pensamos também naqueles que não fazem parte da nossa empresa.

Temos o orgulho de poder compartilhar conteúdos que irão auxiliá-los em seu desenvolvimento. Somos uma empresa jovem, operada por jovens que diariamente se encarregam da satisfação das famílias que nos visitam e desfrutam da nossa comida”,comenta Woods Staton, Presidente Executivo do Conselho da Arcos Dorados.

A opinião dos jovens

Comprometida em oferecer oportunidades de trabalho formal para jovens da região, a Arcos Dorados realizou, em parceria com a Tendsity, uma pesquisa com pessoas de 16 a 24 anos para saber como estão enfrentando a pandemia e como acham que será o emprego no “novo normal”.

85% das pessoas entrevistadas confirmaram que a pandemia afetou negativamente as oportunidades de emprego, enquanto 74% fizeram a mesma declaração sobre o acesso a treinamento e educação.

Ainda neste último ponto, 2 a cada 5 pessoas indicaram que desde o início da Covid-19 aprenderam menos do que aprendiam antes.

Diante das perspectivas pouco animadoras apresentadas pelos jovens, a pesquisa também abordou sobre a possibilidade de empreender, obtendo resultados semelhantes aos tópicos anteriores: 57% indicaram que durante 2020 as possibilidades de abertura de negócios foram afetadas.

Entre as questões levantadas, encontra-se aquela que os convidava a ordenar, por importância, os temas que mais os preocupam para o futuro, com respostas surpreendentes: 66% dos jovens indicaram o emprego como necessidade prioritária, enquanto 51% declararam que a educação é uma das chaves para seu futuro.

Dados do Brasil

Entre as principais descobertas do estudo com os jovens brasileiros, quase 8 a cada 10 mencionaram o impacto ao acesso e qualidade da educação:

  • 32% tiveram adiamentos ou interrupções em seus estudos,
  • 48% é o nível otimismo, demonstrando necessidade de apoio e ferramentas que lhes permitam se sentir mais sólidos e empoderados para enfrentar a incerteza dos próximos anos,
  • 45% dos jovens entrevistados mencionaram espontaneamente a educação e a capacitação como uma de suas principais necessidades,
  • 8 a cada 10 mencionaram a importância de cursos que facilitem a obtenção de um primeiro emprego,
  • 7 a cada 10 destacaram a necessidade de programas para complementar sua educação formal que estejam em linha com as exigências do mercado.

Oito a cada 10 participantes concordam que as empresas podem fazer a diferença na criação de um futuro melhor para os jovens brasileiros.

Como dicas-chave para o desenho de um emprego ideal, sugerem que haja possibilidades de crescimento (42%), apoiadas pela oferta de capacitações, aprendizado e desenvolvimento (39%), juntamente com um equilíbrio com o momento e o estilo de vida dos jovens (37%).

Considerando os resultados apresentados e os temas eleitos como mais importantes para os jovens, a Arcos Dorados oferece seus conteúdos para continuar sendo um agente de mudança e parte ativa da solução para os problemas levantados, em apoio às comunidades onde opera.

Para saber mais sobre o estudo, visite www.receitadofuturo.com.br.