Hospital Nossa Senhora das Neves lança campanha “A vida continua”

Filme emociona ao conscientizar sobre doação de órgãos.

Em sintonia com as ações da campanha Setembro Verde, que visa estimular as doações de órgãos em todo o país, o Hospital Nossa Senhora das Neves (HNSN) lançou no último domingo (19/09) a campanha “A
vida continua”. A peça principal da campanha é um filme de 2 minutos, inspirado na vida real e em vários transplantes já vividos no hospital. Criado em uma parceria da Colores Filmes com o humorista, publicitário e muito querido Marcelo Piancó, falecido em março de 2020, o vídeo traz uma canção que conta a história de Maria, que celebra com seu pai a alegria dos preparativos para o casamento com José, mas como a própria letra diz, “a vida tem os seus contratempos”. Tragicamente, o pai vem a falecer, mas o coração dele, após ser transplantado, passa a bater em outro peito: o do pai do seu noivo. No final feliz, o sogro vai conduzi-la ao altar. Assim, simbolicamente, o pai de Maria se faz presente, pulsando seu coração, agora no corpo do receptor. A meta da campanha, claro, é promover a conscientização e o incentivo à doação de órgãos.

Esse procedimento é parte importante da história do HNSN. Já foram mais de 130 órgãos sólidos transplantados na unidade, além de 10 transplantes de medula óssea (TMO). Histórias de doação e de feliz recuperação, como a do filme da campanha, são partilhadas pelo corpo médico, em inúmeros casos de transplantes de medula óssea, rins, fígado e coração.

Em retrospecto, a Paraíba estava há 10 anos sem realizar transplantes de coração, quando em 2019, o procedimento aconteceu no HNSN, em parceria com a Central de Transplantes da Paraíba, com captação do órgão no Hospital de Trauma de João Pessoa. Desde então, com a atuação do Governo da Paraíba e da Unidade Geral de Transplantes (UGT) do HNSN, o estado voltou a ser referência em transplantes, tendo um dos melhores índices do Brasil. “Os transplantes que realizamos são, em sua totalidade, de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). É o serviço mais sofisticado do estado, realizado com um único objetivo: oferecer vida”, detalha o Dr. Rafael Maciel, médico responsável pela UGT. A solidez dos processos internos de segurança do hospital possibilitou, inclusive, a realização de quatro transplantes simultaneamente, ainda durante a pandemia.