Brasil é líder em audiência nos dispositivos móveis

Número de usuários brasileiros que utilizam apenas o celular para se conectar a internet é o maior na América Latina.

Foto: Acessos durante a pandemia atingiram a marca de atingindo uma audiência de 112 milhões de usuários. NordWood Themes/ Unsplash

O acesso dos brasileiros a internet via dispositivos móveis (smartphones e tablets) cresceu em ritmo acelerado durante o período de pandemia, atingindo uma audiência de 112 milhões de usuários, uma alta de 6% em relação ao final de 2020 (105 milhões).

Os dados são do levantamento “Tendências e Comportamentos Digitais 2021” da Comscore.

Em relação ao total de pessoas conectadas no país, aquelas que acessam a internet exclusivamente por mobile chega a marca 77,9 milhões, as que usam apenas dispositivos desktop são 14,5 milhões, e as que utilizam ambas as plataformas são 34,1 milhões.

O número de usuários que utilizam apenas os dispositivos móveis é o maior na América Latina, ficando à frente de países como México, Colômbia e Chile.

De acordo com a pesquisa, o brasileiro passa, em média, 3 horas e 23 minutos conectados, sendo que 81% dos vídeos reproduzidos na internet são consumidos nos celulares ou tablets e o uso de aplicativos representa mais de 90% do tempo consumido nesses dispositivos.

Mudança de comportamento

Segundo o relatório, a população digital acima dos 45 anos aumentou seu consumo de internet em 30% no período de um ano.

Além disso, também foi constatado que a categoria Social Media foi a líder de audiência em junho de 2021, quando os usuários acumularam 343,5 milhões de minutos em navegação pelas plataformas de interação social.

O Facebook segue, com folga, na liderança em relação ao tempo de consumo dos internautas.

Além do entretenimento, principal conteúdo consumido pelos usuários, o mercado de e-commerces tem se destacado entre as preferências da população brasileira.

Essas plataformas de compra e venda representam 90,2% de alcance na categoria de varejo, chegando a 73 milhões de usuários nas redes.

No ranking de audiência em tempo gasto, o aplicativo Shopee aparece na liderança, seguido por Mercado Livre, Amazon e B2W.

Fonte: Portal da comunicação