Verão Numa Boa se destaca com ações comerciais para os patrocinadores

Projeto especial investiu em “creators” para levar graça e personalização à promoção das marcas

Já virou um “clássico” das TVs locais em João Pessoa: todo ano, na temporada de alto verão, nos meses de janeiro e fevereiro, quase todos os canais abertos promovem seus programas especiais, recheados pelas temáticas de nosso nordeste tropical. Lá sempre estão as novas cores da moda, os temperos musicais da nossa terra, os pratos do mar e os cuidados com a saúde sob o sol. E não haveria de ser diferente. Este ano, porém, deu para notar algumas boas mudanças, justamente na parte da “entrega comercial” de um destes especiais.

O Verão Numa Boa, produzido e transmitido pela TV Cabo Branco e TV Paraíba, já tinha para comemorar o desempenho comercial do projeto, após vender suas cotas de patrocínio a FPB, São Braz, Guaraves, Redepharma e Delta Engenharia. Mas o destaque do evento vai para as “ações comerciais” envolvendo as marcas patrocinadoras. Para os mais antigos, trata-se do velho “merchan” mesmo, de boa e sem susto. Com aplicado interesse em incorporar as ações de forma natural e orgânica nas pautas do programa, a produção do Verão Numa Boa fez ótimo uso do carisma e desenvoltura dos apresentadores Samya Maia e Kako Marques, e dos content creators Byanka Melo, Linnyke Alves e Gyovanna Lany (talvez a letra “i” esteja em extinção mesmo…). Todos serelepes e afiadíssimos no texto, trazendo as marcas para o foco do vídeo, em situações bem encaixadas, logo após reportagens de visível afinidade com o produto a ser mostrado.

A linha de lava-roupas Bem-te-vi ganhou até varal na beira da praia; a Redepharma mostrou protetores, hidratantes, produtos pós-sol, e vitaminas, logo após uma demostração dos atrativos do beach tennis; Linnyke usou “efeitos especiais” de edição, e algumas de suas caras e bocas, para demonstrar a crocância do Scrusch; Chef Waltinho Ulisses fez, com arroz da terra e linguiça da Bom Todo, um prato exclusivo para o dia. No segmento “água na boca”, o Numa Boa não parou por aí: Samya saltou, em poucos minutos, do preparo de uma peixada ao molho de camarão, lá na praia, para os corredores da gastronômica FPB, no Centro. Já o Sintur-JP protagonizou o “Rolezando”, um quadro sob medida para Gyovanna deixar fluir sua graça brejeira, mostrando algo como um “Jampa by Bus”, capaz de orientar turistas ou rolezeiros nativos que queiram visitar as quebradas turísticas da capital.

O investimento nesse tipo de produção ajuda a desenvolver uma linguagem comercial em nossas grades, habitualmente dominadas pelo tom essencialmente jornalístico. As “ações comerciais”, elaboradas para o Verão numa Boa, foram uma lufada de ar fresco, tirando os merchans do estúdio e dos eternos displays ao lado do(a) apresentador(a). O Departamento de Produtos e Soluções em Publicidade da TV Cabo Branco acertou, mais uma vez, ao avançar na renovação da linguagem de um tradicional formato.