Estudo aponta Top 3 estados do Nordeste com mais vagas de emprego abertas; Paraíba fica de fora

Levantamento realizado pela plataforma de inteligência de vendas da Cortex mostra Ceará e Bahia concentrando 66% das vagas da região.

O setor de Serviços é o que mais registrou vagas abertas, somando 320 mil empregos disponíveis, o que representa 34% de todas as oportunidades abertas no país. Foto: divulgação

Na véspera da data em que é celebrado o dia do trabalho no Brasil, a plataforma de inteligência de vendas da Cortex divulgou um estudo com mais de 940 mil vagas abertas nos 15 principais portais de emprego do Brasil. Um recorte da região Nordeste indica Ceará (14.495), Bahia (10.504) e Pernambuco (7.042) como os estados com mais vagas abertas. Ceará e Bahia, juntos, somam 66% das vagas da região e Piauí é estado que tem a menor quantidade, apenas 311.

Estado de São Paulo e região Sul concentram maior volume de oportunidades

O levantamento apontou que, das oportunidades listadas, 41% estão em São Paulo. O estado é responsável por somar a maior quantidade de vagas em todos os setores econômicos, com destaque para Serviços, com 155 mil, Tecnologia da informação, com 57 mil, e Varejo, com 56 mil. São Paulo também se destaca nos setores de Indústria e Financeiro, no qual juntos têm mais de 52 mil vagas.

A região Sul também teve grande destaque, com mais de 100 mil vagas no setor de Serviços, 85 mil em Tecnologia da informação e 40 mil no varejo. Dentre as oportunidades citadas, Santa Catarina é o estado que concentra a maior quantidade, com 39,3% das vagas, seguido por Paraná com 33% e, por último, Rio Grande do Sul, com 27,7%.

Setores que mais se destacam

O setor de Serviços é o que mais registrou vagas abertas, somando 320 mil empregos disponíveis, o que representa 34% de todas as oportunidades abertas no país. Em segundo lugar está Tecnologia da Informação, segmento que sofre com a escassez de mão de obra especializada, com mais de 160 mil vagas. Em seguida está o Varejo, que conta com mais de 130 mil vagas abertas.

A plataforma Cortex possui uma base única de dados sobre empresas, reunindo e cruzando informações de mais de 17 mil fontes locais e globais. A partir de modelos de inteligência artificial, consegue obter informações exclusivas para entender uma série de dinâmicas de diferentes mercados. Para este estudo, foram mapeadas mais de 2 milhões de vagas nos últimos dois meses, porém somente em 940 mil foram detectados os CNPJs para que fosse possível criar uma segmentação por estado e setor para realizar o estudo.

Sobre a Cortex

A Cortex é referência em Inteligência de Vendas B2B na América Latina e a única empresa brasileira membro da Global Data Alliance. A plataforma utiliza Inteligência Artificial para cruzar dados de mais de 17 mil fontes e consolidar um conjunto inédito e mais preciso de informações sobre empresas. A partir destes dados exclusivos, seus modelos de Machine Learning são capazes de sugerir negócios com chances de vendas duas vezes maior e na metade do tempo. Além disso, a Cortex é a única plataforma no Brasil que possui uma base de empresas global, com dados de mais de 150 países.

Conheça a nossa solução: https://www.cortex-intelligence.com/vendas-e-mercado

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/cortex-intelligence