Número de microempreendedores deve crescer 47% na Paraíba em 2022

Percentual é relativo à quantidade da base de clientes do Banco Santander no programa Prospera Santander Microfinanças

Para o superintendente da Rede Nordeste do Santander Brasil, José Arcurso, a orientação na gestão de negócios e identificação de oportunidades é importante para o micro e pequeno empreendedor aperfeiçoar seu olhar estratégico.

Observando um movimento de expansão do empreendedorismo na Paraíba, o Santander Brasil projetou um 2022 com um aumento de 47,7% no número de clientes com contratos de crédito no programa Prospera Microfinanças, dedicado a micro e pequenos empresários.

O Banco prevê fechar este ano com 86,5 mil pessoas em sua carteira no Estado, a quinta maior do Nordeste em quantidade de empreendedores vinculados ao Prospera. Hoje, 65% deles são do sexo feminino.

Em volume financeiro de crédito na soma da carteira de clientes, a Paraíba fechou 2021 com R$ 161,9 milhões movimentados por esses microempreendedores no Santander.

“O Santander Brasil vem observando esse cenário do empreendedorismo na Paraíba e projetando um importante crescimento na carteira do Prospera, que deve representar um impacto na geração de novos negócios ou solidificar aqueles já existentes, e fomentar a geração de emprego e renda.

Além da oferta do crédito, a orientação na gestão de negócios e identificação de oportunidades é bastante importante para o micro e pequeno empreendedor aperfeiçoar seu olhar estratégico e, assim, aumentar suas chances de êxito no mercado no qual atua”, destaca o superintendente da Rede Nordeste do Santander Brasil, José Arcurso.

O programa Prospera Santander Microfinanças chegou a R$ 1,9 bilhão em carteira e 119 lojas dedicadas ao empreendedor no País. O projeto faz parte da estratégia do Banco, no Brasil, de interiorização e geração de oportunidades com foco principal nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Atualmente, são 708 mil clientes ativos. Para 2022, o Santander estima no País um incremento de 30% ante o ano anterior.

“Acreditamos na construção de uma sociedade mais inclusiva, com acesso a produtos e serviços financeiros. O Prospera tem como diferencial seu alcance, já que o objetivo é levar o agente até o público, e não o contrário. Assim, evitamos que clientes de locais distantes e não bancarizados se desloquem até uma agência”, comenta Alexandre Castelano, superintendente executivo do Prospera.

O programa de microfinanças foi desenhado no modelo de aval solidário, no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.

A tecnologia também é uma forte aliada. O agente verifica se a atividade está constituída há mais de seis meses e qual a capacidade de geração de resultado, podendo conceder o crédito de imediato. Atualmente, a visita é realizada com tablets integrados ao sistema de crédito, o que possibilita o desembolso remoto e em até duas horas – para a concessão do recurso, o empresário não precisa ter histórico de relacionamento com o Banco.