Dia da cerveja: pesquisa aponta marcas mais lembradas pelos brasileiros

Estudo feito na plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da Cortex mostra as 30 marcas de cerveja mais citadas nas redes sociais e em veículos de comunicação

Brahma é marca mais lembrada pelos brasileiros. Foto: divulgação

Desde de 2007, na primeira sexta-feira de agosto, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja. A data foi criada nos Estados Unidos, em um bar em Santa Cruz (CA). Hoje, esse dia é lembrado em mais 50 países pelo mundo. Para celebrar a data, a Cortex, empresa líder em Big Data e Inteligência Artificial na América Latina, criou um ranking, com um índice de 0 a 4, que mostra as marcas de cerveja mais lembradas pelos brasileiros.

Em primeiro lugar, com um índice de lembrança de 3,56 está a brasileira Brahma, que também acumula o título de marca de cerveja mais vendida no Brasil, com 17,6% de fatia do mercado. A Brahma, segundo o estudo BrandZ Brasil 2021/22, elaborado pela Kantar, é a segunda marca mais valiosa do país, perdendo apenas para o Itaú.

Já na vice-liderança está a holandesa Heineken, com índice de lembrança de 1,89. Principal competidora da Ambev e segunda maior cervejaria do mundo, a marca tem ganhado espaço no mercado brasileiro. 

Na terceira colocação do ranking está a americana Budweiser, com uma lembrança de 0,71. Em seguida, aparece a holandesa Amstel, que faz parte do grupo Heineken desde 1968.

A Antarctica, que, assim como a Heineken e a Budweiser, também pertence à Ambev, está em quinto lugar, com um índice de lembrança de 0,53.

Confira o ranking

  1. Brahma
  2. Heineken
  3. Busweiser
  4. Amstel
  5. Antarctica
  6. Kaiser
  7. Devassa
  8. Skol
  9. Eisenbahn
  10. Bavária
  11. Stella Artois
  12. Corona
  13. Bohemia
  14. Quilmes
  15. Itaipava
  16. Dado Bier
  17. Schin
  18. Baden Baden
  19. Becks
  20. Primus
  21. Bamberg
  22. Colorado
  23. Caracu
  24. Patagonia
  25. Polar
  26. Dogma
  27. Klein
  28. Serrana
  29. Ampolis
  30. Crystal

Metodologia

Durante o primeiro semestre de 2022, a Cortex monitorou as marcas de cerveja mais lembradas pelos brasileiros, criando um índice de 0 a 4. Para isso, analisou as menções realizadas por 70 veículos de imprensa digitais de cobertura nacional, especializada e regional, além de mais de 6 mil  influenciadores nas redes sociais  (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube). Todos os dados foram colhidos por meio da plataforma de Comunicação Estratégica e Reputação da empresa.

Sobre a Cortex

A Cortex é pioneira e líder em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação. Com uma experiência simples, flexível e apoiada por especialistas, a plataforma parte de dados sobre exposição da marca para construir módulos de retorno das ações, comparação com concorrentes e reputação segmentada por assuntos estratégicos. A solução é a única capaz de monitorar tendências de mídia, bolhas de influência e mensurar, de forma objetiva, a contribuição da comunicação para os objetivos estratégicos do negócio. 

Conheça a solução | LinkedIn