76% dos brasileiros pretendem comemorar o Dia dos Pais

O pós-pandemia fez crescer a busca por comemorações presenciais e presentes de valor acessível

Teenager giving a gift for his father outdoors in the nature.

Parafraseando um famoso comercial de TV da pomada Gelol, criado em 1982 por Duda Mendonça para do Dia dos Pais; e que terminava com  “Não basta ser pai, tem que participar”, a recíproca deve valer para filhos e filhas que tiverem a presença do pai ao seu alcance, ou a uma distância razoável. O belíssimo comercial falava da necessidade de pais expressar amor pelos filhos e participar de suas atividades. Amanhã é dia da filharada exercitar sua parte. Afinal, além da motivação pelo carinho, sabe-se que, na pós-pandemia, as celebrações presenciais voltaram a ganhar força como fenômeno social. Então, seja em casa, no restaurante ou em um passeio, pais e filhos devem aproveitar o domingão para reavivar os laços de afeto.

Segundo pesquisa da Behup Negócios Globo, 76% dos entrevistados pretendem comemorar a data. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, houve um crescimento de 30% na intenção de presentear os pais, que não serão os únicos a ganhar algo: avôs, namorados, maridos e sogros engrossam a estatística. Os itens mais procurados são basicamente “os de sempre”, como moda e acessórios, leia-se roupas, perfumes e calçados. Meias e cuecas incluídos. Em relação a 2021, a pesquisa também aponta um crescimento de 11% para 15%, na opção por almoço/jantar na companhia do pai.

Entre as atividades dos que irão comemorar, 30% planejam ir à casa do pai, 25% irão preparar a refeição em casa, 14% farão um passeio fora de casa, seja restaurante, parque, praia, fazenda; e 10% capricham na conveniência e vão pedir refeição especial pelo delivery. A pesquisa Behup afirma ainda que, em comparação com o ano passado, 57% pretendem manter a média de valor gasto em 2021, que variou entre 50 e 200 reais, em média. Aos retardatários de sempre, aproveitem o horário de funcionamento do comércio, centros comerciais e dos shoppings neste sábado para comprar um mimo para o “velho”.