Unipê realiza VI Semana do Patrimônio Cultural

Com data marcada para os dias 17 e 18 de agosto, evento contará com atividades gratuitas para população; Interessados em participar precisam fazer inscrição prévia pelo link

O Centro Universitário de João Pessoa  promoverá nos dias 17 e 18 de agosto a VI Semana do Patrimônio Cultural, com o tema centralizado em “Diálogos possíveis: Patrimônio, Responsabilidades e Políticas Públicas”, aberto ao público, de forma gratuita.  O evento  ocorrerá em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto.

A Semana ofertará 20 horas distribuídas em atividades complementares em prol do debate sobre a cidade. Entre elas está a visita guiada ao Centro Histórico de João Pessoa e ainda três palestras envolvendo temas como territórios tradicionais e patrimônios coloniais, alteridades e espaço urbano, e ainda as responsabilidades públicas para o patrimônio.

A abertura da semana será com a visita ao Centro Histórico, com saída às 14h da Praça João Pessoa (Cidade Alta) e chegada às 16h30 no Porto do Capim (Cidade Baixa). Posteriormente, terá uma atividade cultural no Porto Capim, com uma taxa de R$ 15,00, que será entregue à Associação das Mulheres do Porto do Capim para auxiliar na manutenção do grupo e das atividades artísticas da comunidade. Durante o percurso no centro serão feitas exposições socioantropológicas pelas professoras do Unipê Mirella Braga, de Direito e de Serviço Social, e Maiara Belo, de Design de Interiores.

Já as palestras ocorrerão no Auditório Oswaldo Trigueiro, no Campus do Unipê, em Água Fria, João Pessoa. À noite, em palestra de abertura, o professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, Dr. Hugo Belarmino, explanará sobre “Entre territórios tradicionais e patrimônios coloniais: em que cidade você se encaixa?”, com participação dos membros do Núcleo de Acessibilidade Institucional (NAI) do Unipê, professora Erika Aranha , coordenadora do NAI e do curso de Serviço Social da Instituição, e pela profa. Ma. Kelly Christine, do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Já no dia 18, no período da tarde, o Prof. Dr. Marco Aurélio Paz, do Programa de Pós-graduação em Antropologia da UFPB, realizará um debate acerca das políticas públicas para o patrimônio com a palestra Alteridades e espaço urbano: diferenças, existências e resistências”. À noite, o assessor jurídico Pablo Honorato concederá a palestra “Diálogos possíveis: o Estado, o outro e eu – as responsabilidades públicas para o Patrimônio”. Para finalizar a Semana, uma atividade cultural será realizada pela aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo do Unipê, Kelyane Fernandes.

O evento é uma realização do projeto de extensão Patrimônio Cultural, coordenado pela profa. Mirella Braga e vinculado ao curso de Direito do Unipê.

Os interessados em participar precisam fazer inscrição prévia pelo link. Para mais informações, basta entrar em contato via e-mail para vispcpatrimoniocultural@gmail.com ou perfil oficial do projeto no Instagram.

Serviço

Quando: 17 e 18 de agosto

Link para inscrição e programação

Programação:

Dia 17/08/2022

Pensando o Centro Histórico de João Pessoa (caminhada mostrando os principais pontos da cidade)

– 14h: saída da Praça João Pessoa (Cidade Alta)

– 16h30: chegada ao Porto do Capim (Cidade Baixa), seguido de atividade cultural no Porto do Capim com a Associação das Mulheres do Porto (valor da taxa em colaboração à comunidade: R$ 15,00)

– 19h: Palestra de abertura com Prof. Dr. Hugo Belarmino (CCJ-UFPB) – Entre territórios tradicionais e patrimônios coloniais: em que cidade você se encaixa?

Dia 18/08/2022 

– 15h: palestra “Alteridades e espaço urbano: diferenças, existências e resistências”, com Prof. Dr. Marco Aurélio Paz (PPGA/UFPB)

– 19h: palestra de encerramento “Diálogos possíveis: o Estado, o outro e eu – as responsabilidades públicas para o Patrimônio, com Pablo Honorato (MPF/PB)

– 21h: atividade cultural – encerramento