ECONOMIA
Micro empresa pode investir em publicidade
Formatos mais em conta, como folders, cartões e propagandas em internet podem ser recursos de baixo custo com efeito direto sobre os consumidores.
Publicado em 01/04/2012 às 16:00
Alegando não ter capital suficiente para investir em publicidade, é comum ouvir das micro e pequenas empresas ser difícil ou cara fazer a promoção de um produto ou da própria empresa com os clientes.
Mas este “mito” é desconstruído pelo gerente de atendimento do Sebrae na Paraíba, Elinaldo Macedo, que explica que formatos mais em conta, como folders, cartões e propagandas em internet podem ser recursos de baixo custo com efeito direto sobre os consumidores. “O que é indispensável é a criatividade, há um série de plataformas a serem usadas, mas o fundamental é uma boa ideia para fortalecer a comunicação”, relembra o gerente. A estratégia deve se adaptar ao recurso disponível para executá-la, e não o contrário.
A propaganda de um produto ou marca é diretamente condicionada ao porte da empresa. Ao menos esta é a regra. Pois os custos para criação de logomarca, cartão de visitas, anúncios publicitários, e toda comunicação com os clientes estão submetidos à qualidade e à amplitude que a empresa deseja (e pode) dar à sua promoção, explica o publicitário e diretor da agência Superliga66, Leo Vissotto. “É impossível negar que esta comunicação tenha um grande custo, mas o empresário pode começar aos poucos, principalmente focado em criar uma boa imagem”, destaca.
O fundamental, alerta o publicitário, é preparar uma boa imagem.
“Um bom cartão de visitas pode ser o primeiro passo”, exemplifica. Os demais investimentos com a comunicação de uma empresa com seu público precisam estar orientados com a mensagem que, ainda no planejamento do negócio, desejou-se transmitir. “O principal é formar um bom conceito. Planejar algo para o médio e longo prazo é a solução mais em conta e que traz um resultado mais efetivo”, explica Vissotto.
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