ECONOMIA
Negociação já é realidade no Brasil
Em serviços como a Paggo, parceria da Oi com a Cielo o aparelho trabalha como um cartão de crédito comum.
Publicado em 17/04/2013 às 6:00
Os pagamentos por celular já fazem parte da realidade de alguns brasileiros, através da parceria entre empresas de telefonia móvel e fornecedoras de soluções bancárias de pagamento eletrônico. A Paggo, por exemplo, é o serviço de pagamento por celular realizado em parceria entre Oi e Cielo, onde o aparelho trabalha como um cartão de crédito comum.
O consumidor procura uma rede conveniada, escolhe o produto, informa o número de telefone celular cadastrado na conta Paggo e é enviada uma SMS (mensagem de texto) ao aparelho do comprador, informando o valor da compra e sua confirmação. Ao permitir o pagamento, é pedida a senha do usuário e, após a confirmação, a compra é concluída.
A vantagem dessa modalidade de pagamento é a rapidez nas transações, ressalta Gerson Rolim. “O dinheiro em espécie não é uma forma vantajosa, já o dinheiro eletrônico é mais rápido. Uma das apostas do pagamento móvel é o dinamismo na economia, a troca de mão mais rápida. Com o dinheiro físico e até com o cartão de crédito você precisa muitas vezes do contato físico das pessoas, seja para trocar dinheiro ou colocar a senha na maquineta. As compras por telefone celular dispensam a presença física dos consumidores”, explicou.
Comentários