ECONOMIA
Pagamento por celular será regulamentado
Medida que regulamenta pagamentos por meio de plataformas móveis é apreciada na Casa Civil; Tecnologia permite transações simplificadas.
Publicado em 17/04/2013 às 6:00
Os pagamentos por meio de telefones celulares devem ser regulados ainda este ano, segundo expectativa da Conselho Monetário do Banco Central. A Medida Provisória (MP) que regulariza esse sistema de pagamento está em apreciação na Casa Civil e em breve deverá ter sua regulamentação publicada.
Essa modalidade de pagamento ainda não tem uma legislação específica, ficando as empresas concedentes do serviço responsáveis pelas diretrizes do sistema. Com a regulamentação, a tendência é que os pagamentos por meio de telefone celular tenham maior popularização, aumentando as possibilidades de serviço e expandindo os que existem atualmente.
O diretor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, Gerson Rolim, acredita que até o final deste ano muitas novidades vão possibilitar as formas de realizar os pagamentos. “Essas transações por telefone celular oferecem várias vantagens ao consumidor, a ideia é pensar novas formas de pagar as compras.
Agora os consumidores têm a opção de deixar de lado o cartão de plástico e a maquineta e fazer as compras pelo celular”, disse.
O NFC (Near Field Communication), por exemplo, é a grande promessa para os pagamentos por plataformas móveis nos próximos anos. A tecnologia permite transações simplificadas, troca de dados e conexões sem fio entre dois aparelhos que são colocados um próximo ao outro. De acordo com Gerson Rolim, o sistema visa simplificar as transações. “O NFC é uma forma de comunicação sem contato. O Google já implementou no Android, e a Apple promete implementar em pouco tempo. O celular passa a ter informações de pagamento, crédito ou débito do consumidor.
Ao realizar as compras, o consumidor passa o celular em uma máquina e a compra é feita de forma simples e rápida”, explicou.
Para implantação do sistema, é necessário o investimento mútuo entre fornecedoras de serviço e fornecedores de produtos, declarou o diretor da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. “O NFC ainda não é uma realidade abrangente. A dificuldade é estabelecer um padrão de NFC, pois às vezes não há um modelo entre as empresas. É necessário criar um padrão e as empresas efetivamente investirem no serviço. O Android faz o serviço, mas empresas que fornecem os produtos de compra têm que investir nas máquinas que vão receber os dados”, apontou.
Em parceria com a Samsung, a Visa anunciou no Mobile World Congress 2013, em Barcelona, Espanha, a implantação do aplicativo de pagamentos PayWave na próxima geração de smartphones da companhia de celulares. Os aparelhos serão equipados com chips NFC que vão permitir os pagamentos com o celular através da tecnologia. (Especial para o Jornal da Paraíba)
Comentários