ECONOMIA
Papelarias esperam alta nas vendas em julho
Renovação do material escolar após as férias de julho, pode significar mais vendas e bom faturamento para donos de papelarias.
Publicado em 13/07/2012 às 6:00
A chegada do mês de julho pode ser sinônimo de lucro para muitas livrarias e papelarias de João Pessoa. Acontece que muito pais escolhem as férias escolares do meio do ano para renovar o material de seus filhos, aproveitando as promoções comuns na época e evitando o alvoroço do mês de janeiro.
A gerente da Livraria Modelo, Olímpia Aragão, afirma que, todos os anos, as vendas costumam aquecer em julho, especialmente a partir da segunda quinzena do mês. “De fato, há um aumento considerável no movimento em julho, principalmente depois do dia 15. Os meses de dezembro e janeiro são os melhores para esse setor, por causa do 13º salário e da aproximação das aulas, mas sempre constatamos que muitos pais aproveitam as férias de julho para adquirir algo que esteja faltando”, comentou.
Para atrair os clientes, Olímpia garante que a loja investe em propostas bem atraentes neste mês. “Sempre damos descontos nos produtos que sobraram do início do ano, além de oferecer formas diferenciadas de pagamento. A partir do fim de semana, a Modelo já estará com um visual especial, informando o consumidor a respeito das promoções”.
A gerente prevê um crescimento de 10% a 20% no volume de vendas em comparação a julho do ano passado e junho deste ano. Ainda assim, ela acredita que a recente reformulação nas listas de material escolar têm prejudicado o setor nos últimos anos.
“Desde 2011 percebemos que as vendas não estão tão aquecidas como antigamente, talvez pelo fato das escolas terem reduzido os itens da lista, pois os pais reclamavam muito”, explicou.
Já na Livraria Legal, a vendedora Jéssica Maciel aponta o mês de agosto como o grande responsável pelas vendas do meio do ano. “A previsão é de um crescimento de 70% nas vendas em relação aos últimos meses. Tem gente que troca de escola ou que se muda de outros estados para cá, então acaba que muita gente precisa renovar o material escolar nesta época. Julho é bom também, mas os consumidores costumam deixar para o início das aulas mesmo, que costuma ser em agosto”, disse.
O movimento intenso no final de maio e início de agosto se repete na Livraria e Papelaria Arco-Íris. De acordo com a gerente do estabelecimento, Gislara Fragoso, a procura por objetos como mochilas, cadernos e livros se intensifica após o dia 25, sendo especialmente maior no começo de agosto. “Há um aumento sim, não como em janeiro, mas sempre há. Por isso, sempre fazemos uma mudança na loja nas últimas semanas de julho, investindo em promoções e propagandas publicitárias”, esclareceu Gislara.
Com relação aos meses anteriores, o período de julho e agosto deve apresentar um crescimento de 20% no volume de vendas na loja. Enquanto isso, a meta de aumento em comparação ao mesmo período no ano passado é de 10% a 15%, estimativa que deve ser rapidamente alcançada, como explica Gislara.
“O que percebemos é um aumento no movimento todos os anos. Dezembro a março são os melhores meses em vendas de material escolar, sem dúvidas, mas agosto já aparece pelo menos como o quinto mês de melhor desempenho e acredito que isso só tende a melhorar”, finalizou a gerente.
Aproveitando o recesso escolar, a jovem Luara Almeida já correu para uma livraria e papelaria da capital para renovar o material. “Estou aproveitando o tempo livre para procurar um caderno novo”, afirmou a estudante.
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