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ECONOMIA

Pescado terá desconto para elevar consumo

Barateamento do pescado é uma das estratégias para elevar o consumo; com a campanha, Sedap prevê incremento de 20% nas vendas de peixe.

Publicado em 04/09/2012 às 6:00

O consumo do pescado na Paraíba deverá ser impulsionado nos próximos dias com a série de ações da chamada Semana Nacional do Peixe, entre elas está o barateamento do pescado.

Alguns estabelecimentos comerciais do Estado estão investindo em descontos para atrair o público à seção de pescados. Por esta razão, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) prevê um incremento de 20% na venda do peixe até o final da campanha, que vai até o próximo dia 17.

Para o lançamento oficial da Semana do Peixe na Paraíba, representantes da Sedap, do MPA e do Grupo Pão de Açúcar no Extra Hipermercado se reuniram ontem, em João Pessoa. A proposta, segundo o secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, é estimular o consumo do peixe com foco no valor nutricional do alimento.

“Estamos com valores promocionais em todos os segmentos de pescado até o dia 9 deste mês. De fato, essa é uma área que vem ganhando destaque nos últimos tempos, especialmente após a alta do preço da carne vermelha, mas ainda é preciso uma dinâmica comercial mais forte”, comentou o gerente comercial da área de pescados do Extra Hipermercado, Christiano Sanguinetti.

A empresa reduziu os preços em 15% a 40%, disponibilizando peixaria fresca e congelada. A iniciativa é do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e chega, neste ano, à sua nona edição.

“Cada brasileiro consome apenas, por ano, 7 kg de pescado, quando o ideal é 16 kg. Estamos então tentando estimular a compra desse produto, ressaltando principalmente sua qualidade nutricional. Já é comprovado que quem consome peixe duas ou três vezes por semana reduz em 36% o risco de morte súbita. É esse tipo de consciência que queremos passar para o público”, resumiu. O tema da edição deste ano é “Coloque mais sabor no seu dia a dia. Inclua pescado na sua alimentação”.

A campanha inclui ações em supermercados, restaurantes e bares, com o intuito de propor aos empresários um investimento maior na oferta de peixe, além de incentivar a inclusão do alimento na merenda escolar.

“Até o final da campanha, estaremos visitando outros estabelecimentos comerciais, além de colégios, para mostrar a importância de oferecer o pescado a seu público. Vamos promover também cursos e treinamentos e estamos distribuindo receitas”, acrescentou Marenilson.

O coordenador da Divisão de Piscicultura da Empasa, Celso Duarte, informou que no aquário os visitantes poderão apreciar espécies de tilápias, tambaquis e carpas. Já os produtores rurais interessados em realizar peixamento nos reservatórios de águas das suas propriedades terão oportunidade de receber alevinos, provenientes da Estação de Piscicultura do município de Itaporanga, bastando apenas preencher um cadastro. “Os agricultores já cadastrados também serão contemplados com a demanda”, adiantou.

INCENTIVO À CRIAÇÃO
O objetivo da Semana do Peixe também é incentivar a cultura da criação entre os produtores e o consumo de peixes de águas interiores (rios açudes, lagoas e lagos) por parte da população.

Estão sendo realizados cursos, oficinas, visitas a supermercados e mercados públicos, tanto na capital como em municípios do interior do Estado, como Igaracy, Congo, Patos, Juazeirinho, Assunção, Livramento e Marizópolis.

Além de mostrar a qualidade do produto, a proposta promete ainda estimular a produção do pescado, que tem bastante força na economia de cidades como Jericó, Araçagi e Congo.

“Esses municípios são áreas potenciais de piscicultura e, portanto, dependem da venda de peixe. O incentivo ao consumo acaba, como consequência, ajudando no faturamento dessas regiões. Sobre essa questão, a Emater já faz um ótimo trabalho ao orientar os pescadores quanto às várias etapas da cadeia produtiva até a comercialização”, afirmou.

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Jornal da Paraíba

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