ECONOMIA
Procon-CG divulga empresas que mais recebem reclamações
Segundo órgão, todos os meses são recebidas mais de 500 denúncias. São 350 procedimentos administrativos instaurados.
Publicado em 29/11/2010 às 15:18
Da Redação
Com Codecom-PMCG
O Procon de Campina Grande divulgou nesta segunda-feira (29) que recebe todo mês mais de 500 denúncias e instaura mais de 350 procedimentos administrativos contra fabricantes de celulares, financeiras, supermercados, bancos e administradoras de cartões de crédito que descumprem direitos básicos do consumidor.
A rede de supermercados Bompeço é a mais reclamada. O banco Paraná é a financeira que mais recebe queixas. Já o Hipercard o cartão de crédito mais demandado. No mês de novembro (período de 25/10 a 25/11), a lista de reclamações está sendo liderada pelas seguintes empresas:
Fabricação de produtos
1º Samsung
2º LG
3º Nokia
Comércio de móveis e eletros
1º Atacadão dos Eletros
2º Armazém Paraíba
3º Lojas Insinuante
Assuntos financeiros
1º Banco Paraná
2º Banco Bonsucesso
3º Hipercard
Banco
1º Banco do Brasil
2º Bradesco Banco
3º Banco Real
Operadora de serviço de telefonia
1º Claro
2º Tim
3º Oi
Com relação aos fabricantes, a maior queixa é a colocação no mercado de produtos com inadequação ou com defeitos de qualidade, principalmente celulares que não funcionam regularmente. Esta reclamação atinge também os comerciantes de móveis e eletros e até empresas que não têm esta atividade como principal, como é o caso da C&A, que comercializa celular e não assegura a troca em caso de defeito.
Já com relação aos assuntos financeiros, a principal reclamação atualmente são as dívidas impossíveis de serem pagas em razão dos juros acumulados. O Procon neste caso facilita a mediação entre credor e devedor. Na maioria das vezes, a dívida é negociada.
Quando se fala em bancos, a queixa mais frequente é da longa demora no atendimento
Na opinião da coordenadora executiva do Procon, Glauce Jácome, “é preciso uma certa mudança de postura dos fornecedores, mas é preciso conscientizar cada vez mais a população para denunciar os abusos e as infrações aos direitos básicos do consumidor”.
O atendimento do Procon funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h na rua Afonso Campos, número 304, Centro de Campina Grande. O consumidor também pode acionar o órgão através do disque denúncia 151.
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