ECONOMIA
Qualidade de telefonia tem nota intermediária
Seis empresas que prestam serviços de telefonia móvel pós-paga receberam uma nota média de 3,26, em uma avaliação de 1 a 5.
Publicado em 19/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 31/01/2024 às 17:22
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou os resultados da Pesquisa de Qualidade Percebida dos serviços de Telefonia Celular Pré-Paga, Telefonia Celular Pós-Paga e Banda Larga Fixa para o ano de 2013. As seis empresas que prestam serviços de telefonia móvel pós-paga receberam uma nota média de 3,26, em uma avaliação de 1 a 5. Em relação aos serviços pré-pagos, os consumidores consultados indicaram uma média um pouco superior: de 3,51. Na Paraíba as telefonias móveis pós e pré-pagas também ficaram nesta faixa intermediária entre 3 e 3,8.
Para a realização de cada edição da pesquisa, foram ouvidos, em entrevistas telefônicas, mais de 47 mil consumidores de banda larga fixa e mais de 85 mil consumidores de telefonia celular de todo o país. Nas pesquisas, os consumidores atribuíram notas à qualidade do atendimento, da cobrança e do próprio serviço prestado pelas principais operadoras brasileiras de telefonia celular e banda larga fixa, entre outros pontos.
As amostras foram selecionadas pela Anatel de forma aleatória, a partir da base de assinantes encaminhada pelas prestadoras, e levaram em consideração: prestadora, UF do consumidor e modalidade da oferta do serviço (pré ou pós-pago, no caso do SMP, e velocidade acima ou abaixo de 2 Mbps, no caso do SCM).
As pesquisas de qualidade percebida foram estabelecidas pelos Regulamentos Gerais de Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (Resolução nº 574/2011) e do Serviço Móvel Pessoal (Resolução nº 575/2011).
Os seus resultados geram indicadores que possibilitam à Anatel monitorar, em cada Unidade da Federação, qual é a percepção do consumidor sobre o serviço de telecomunicações que ele utiliza e, somados a outros indicadores recolhidos pela agência, servem como subsídio para as atividades de fiscalização, controle e regulamentação da agência.
As pesquisas, seguindo as disposições dos RGQs, são realizadas por empresa especializada escolhida e contratada pelas prestadoras. Para os exercícios de 2012 e 2013, a pesquisa foi realizada pela TNS Brasil S.A. Já a Anatel é responsável pela definição dos questionários a serem aplicados e pelo envio, à empresa de pesquisa, das amostras a serem pesquisadas.
Comentários