ECONOMIA
Rastreamento em caso de roubo
Aplicativos antirroubo possuem diversas funcionalidades como enviar via GPS a localização do aparelho, fotografar e gravar áudio.
Publicado em 16/01/2013 às 6:00
A maioria dos usuários de smartphones têm medo de perder ou ter o aparelho furtado. Para aumentar a segurança dos dispositivos, além dos antivírus, existem os aplicativos (apps) antirroubo, que permitem ao proprietário executar diversas funções no celular perdido, desde rastrear via GPS o aparelho, até fotografar o responsável pelo furto. Para escolher o app que melhor se encaixa em seu aparelho, é ideal entender as funções básicas desses programas.
O Cerberus é um dos antifurtos mais notórios para o sistema Android. O destaque do aplicativo é que, além de registrar remotamente a localização do celular, através de GPS, o app fotografa de forma discreta e silenciosa aquele que está portando o aparelho. Além disso, qualquer usuário que tente, por mais de três vezes seguidas, acertar o código de desbloqueio de tela, terá sua foto registrada. Através da página da empresa, é possível também iniciar alarme sonoro, mesmo se o dispositivo estiver no modo silencioso, limpar a memória interna e o cartão SD, além de gravar o áudio do microfone.
Outro aplicativo é o Lookout, que oferece backup de dados, antivírus e controle remoto. Para poder usá-lo, entretanto, é necessário instalar o aplicativo antes de perder o aparelho. O Plan B, por sua vez, é um app que pode ser instalado depois que o dispositivo for perdido. Ele não oferece alarme que pode ser acionado remotamente ou um recurso que permite bloquear seu aparelho como o Cerberus, mas envia sinal via GPS que é exibido em um mapa no site da empresa.
Caso o GPS do aparelho seja desativado, o aplicativo tentará reativá-lo. Se ainda assim não funcionar, ele vai tentar usar torres de sinal para oferecer a localização aproximada do dispositivo.
Depois de alguns segundos da instalação, o aplicativo começa automaticamente a enviar e-mails para a conta Gmail do usuário.
Comentários