ECONOMIA
Resultado do PIB 'certamente será negativo', afirma Mantega
Ministro participa do Fórum Globo News sobre a crise, em São Paulo. Ele evitou fazer uma previsão para o dado do IBGE, que sai amanhã.
Publicado em 08/06/2009 às 12:07
Do G1
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (8), em São Paulo, durante o Fórum Globo News – Ações contra a Crise, que o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) para o primeiro trimestre, que será divulgado na terça-feira (9), "certamente será negativo".
Ele evitou fazer uma previsão para o resultado, embora tenha citado que economistas afirmam que a retração entre janeiro e março deste ano possa ficar em até 2,5% (no último trimestre do ano passado, já refletindo os resultados da crise financeira mundial, a queda da economia brasileira foi de 3,6%).
“Existem palpites para todos os resultados”, disse, frisando que deixaria economistas que não trabalham para o governo fazerem previsões “e errarem nas previsões”. Ele afirmou, porém, que o resultado do IBGE reflete o passado da economia. “Estaremos olhando para trás, para o retrovisor”, ressaltou.
De acordo com Mantega, o Brasil passou no teste da crise. "A crise foi um teste de estresse dos países. (...) Certamente o Brasil tem uma classificação muito boa", disse. "A crise provou que o Brasil hoje tem outras condições, condições muito mais favoráveis." Ele disse que, por conta disso, o país sairá mais rapidamente do período de dificuldades.
Comentários