icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Safra de grãos deve crescer 125%

Estimativa realizada pelo IBGE aponta que, este ano, serão colhidos 147,4 mil toneladas a mais de grãos no estado.

Publicado em 09/02/2012 às 6:30


A safra de grãos na Paraíba neste ano deverá ser bem melhor que em 2011, segundo estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatísticas (IBGE). A primeira previsão aponta que os produtores deverão colher 264,8 mil toneladas de grãos, o que representa um crescimento de 125% na comparação com a colheita do ano passado, que foi de 117,4 mil toneladas.

Para o analista agrícola do IBGE na Paraíba, José Rinaldo, a diferença significativa da safra de 2012 sobre o ano passado se deve ao excesso de chuva em algumas regiões do Estado. “No ano passado choveu muito e isto acabou atrapalhando a produção e parte da safra foi perdida. Para a produção agrícola, o ideal é que chova, mas que a chuva não seja em excesso”, comentou.

Conforme Rinaldo, a produção de grãos está concentrada nas regiões do Sertão e Agreste do Estado. "Para que a previsão seja confirmada é preciso esperar se as chuvas nestas duas áreas irão ocorrer normalmente".

Alguns agricultores já estão preocupados porque a chuva no Sertão ainda não começou, mas o que pode estar acontecendo é apenas um atraso nas primeiras chuvas. "Se as previsões se confirmarem, os plantios do Sertão deverão colher cerca de 46% da safra de grãos do Estado e, no Agreste, a colheita deverá corresponder a 48% do total”, destacou.

Já o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura no Estado da Paraíba (Fetag-PB), Liberalino Ferreira, diz que ainda é cedo para comemorar estes resultados. “No Sertão, as chuvas já deveriam ter começado, mas ainda não começaram.

Não temos chuva ainda em nenhuma região e em alguns locais está faltando até água para consumo humano. Normalmente, a chuva no Sertão é boa quando começa ainda no mês de janeiro. Ficamos preocupados, mas temos esperanças, ainda mais com esta previsão feita pelo IBGE”, afirmou.

A previsão do tempo para os meses de fevereiro e março, segundo a meteorologista Marly Bandeira, da Agência Estadual de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), é de precipitações em níveis equivalentes aos do ano passado. “A situação no Sertão está dentro da normalidade. O período de chuvas mais intensas vai de fevereiro a maio”, informou. “A previsão para o trimestre que vai de abril a junho faremos em uma reunião que será realizada nos dias 16 e 17 deste mês”, acrescentou.

A estimativa realizada pelo IBGE engloba apenas a produção de grãos e ainda não leva em consideração culturas importantes para a economia paraibana como a cana-de-açúcar e o abacaxi. As principais colheitas neste ano, segundo o IBGE, deverão ser a do maior volume de milho (146,5 toneladas) e do feijão (93 toneladas).

Com relação à área de plantio, o analista agrícola do IBGE informou que a previsão é de que haja uma redução de 4,4% em comparação com o ano passado. Neste ano, a área deverá ser de 346.718 hectares, enquanto que no ano passado foi de 362,2 hectares.

“Como as safras dos dois últimos anos não foram boas, os produtores estão descapitalizados e não têm como investir para melhorar os tratos culturais da plantação. Além disto, a mão de obra está ficando escassa e cara, o que faz com que alguns produtores reduzam o tamanho das plantações”, avaliou.

O próximo prognóstico do IBGE será realizado no mês de abril.

“Dependendo da situação climática, poderemos ter uma correção em abril para mais ou para menos na previsão de safra”, informou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp