ECONOMIA
São Braz amplia linha de salgados
Expandindo o leque de opções para os consumidores nordestinos, indústria de alimentos São Braz lança linha 'Brazitos'.
Publicado em 12/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 16:20
O hábito alimentar do nordestino vem se modificando e um dos reflexos perceptíveis é a cesta de itens que engorda e se diversifica a cada ano, fruto da elevação do poder aquisitivo das famílias da Região. Observando essa tendência, a indústria de alimentos São Braz ampliou o leque de opções para os consumidores no segmento de salgadinhos, que vive expansão atualmente no país e que chega, agora, com mais força ao Nordeste.
Desde o último mês, chegou às prateleiras dos principais mercadinhos e supermercados dos estados da Paraíba, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de Alagoas a linha Brazitos, as famosas tortilhas mexicanas com base de milho, disponível nos sabores: queijo nacho, red chilli (pimenta) e pizza e em quatro tamanhos: 30g, 55g, 100g e 200g.
“O lançamento das tortilhas de milho tem tudo a ver com a sinergia dos produtos desenvolvidos pela indústria São Braz, pois o salgadinho tem como matéria-prima o milho, uma expertise da São Braz. Em segundo lugar, fizemos adaptações das tortilhas ao paladar regional, pois o foco da São Braz, por ser uma indústria genuinamente paraibana, continua sendo o paladar dos consumidores da Região”, comentou o diretor superintendente da Indústria São Braz, Leonel Freire.
Dados da Nielsen já posicionam a São Braz como a terceira maior empresa de salgadinhos do país, apesar da diversidade da produção industrial com mais de 200 itens. A posição é relevante diante da característica da empresa: uma indústria regional e com foco de distribuição no Nordeste, enquanto outras multinacionais do segmento têm um mercado de distribuição nacional.
A indústria São Braz vem tomando cada vez mais gosto pelo segmento de salgadinhos, após o sucesso da linha Pippo’s Vitaminado, que já virou na mente dos consumidores do Nordeste uma figura de linguagem. “As pessoas não costumam mais pedir um salgado, mas a marca Pippo’s de tão forte que se transformou”, lembrou Leonel Freire.
Mas o segmento de tortilhas de milho ainda é um mercado novo na região Nordeste e também no país.
“As tortilhas surgiram no México, mas somente começaram a ser conhecidas, mundialmente, quando avançaram no mercado dos Estados Unidos. A influência da culinária mexicana logrou êxito e começou a expandir para outros países. Um dos nossos diferenciais com Brazitos foi desenvolver um produto com qualidade, mas também voltado ao paladar regional, por ser ainda uma linha desconhecida de boa parte dos consumidores da Região”, resumiu o diretor superintendente.
A meta é que ao final de 2014, Brazitos já participe com 15% dos salgados da São Braz. A empresa atualmente tem 44 itens de salgadinhos, sendo doze deles na linha Brazitos.
Como as tortilhas de milho ainda são um produto desconhecido entre os consumidores da Região, a campanha de lançamento da linha Brazitos foi uma das mais completas já realizadas pela indústria São Braz. Além das mídias de TV, rádio, jornal, portais, outdoor, busdoor, a São Braz considerou desta vez a rede social Facebook como uma mídia efetiva do Brazitos.
A aposta nas redes sociais já vem trazendo resultados expressivos. Em menos de 40 dias, o Facebook ‘BrazitosOficial’ já soma 23 mil fãs e 180 mil curtidas, apontando a boa aceitação do produto. A exposição do Brazitos em outdoors também não ficou para trás. Foram mais de 100 outdoors espalhados por pontos estratégicos das capitais e de grandes centros dos quatro estados da Região desde novembro.
“Serão três meses de mídia, mostrando as qualidades do produto e, o mais importante, levando consumidores também a experimentarem com diversas degustações nos supermercados. Como as tortilhas de milho estão começando ainda na Região, o momento inicial é de experimentar”, apontou Leonel Freire.
DISTRIBUIÇÃO
O produto já chegou aos milhares de pontos de vendas de quatro estados da Região e, em 2014, a ideia é expandir a distribuição para os demais cinco estados do Nordeste (Ceará, Bahia, Piauí e Maranhão e Sergipe).
“O foco da São Braz continua sendo qualidade, mas cada vez mais com diversidade de produtos. Por ser uma empresa genuinamente paraibana, o nosso mercado é o Nordeste, principalmente quando se trata das tortilhas de milho que têm um grande espaço para crescer na Região. Os salgadinhos e mais ainda tortilhas vivem atualmente uma forte expansão e não temos dúvida que a linha Brazitos terá um espaço no mercado regional. Será apenas uma questão de tempo”, adiantou Leonel, que promete ainda muitas novidades da indústria São Braz para o próximo ano.
COPA DO MUNDO DEVE IMPULSIONAR VENDAS
O número de confraternizações de amigos e de familiares fora e dentro das residências, normalmente, cresce em ano de Copa do Mundo. O ingrediente a mais da Copa 2014 é que ela será realizada no Brasil, tendo quatro cidades sedes no Nordeste (Recife, Natal, Fortaleza e Salvador). Neste período, também aumenta a demanda de salgadinhos industrializados pela sua praticidade nos comes e bebes durante os jogos da Copa.
Pensando estrategicamente, o lançamento do Brazitos foi antecipado 6 meses antes da Copa do Mundo de 2014. “A ideia de antecipar foi uma forma de evitar a exposição da marca Brazitos com outros inúmeros lançamentos, que normalmente, ocorrem em ano de Copa do Mundo. Essa estratégia nos traz mais tranquilidade para expandir a exposição da marca e a degustação para cair no gosto dos nordestinos. Não temos dúvida que a praticidade das tortilhas de milho vai contagiar as confraternizações durante a Copa, que será regada de bebidas e salgados”, apontou confiante o diretor superintendente da Indústria São Braz, Leonel Freire.
Ele acrescentou ainda que a São Braz vai apostar na divulgação de receitas de molhos caseiros e bem práticos para servir de acompanhando do seu mais novo lançamento, além de estimular a criatividade do nordestino.
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