ECONOMIA
Sustentabilidade é tema de evento
Proposta do evento é inserir o setor da construção civil de João Pessoa nos debates sobre a sustentabilidade.
Publicado em 23/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 12:01
Será realizado hoje e amanhã, no auditório do Hotel Tambaú, em João Pessoa (PB), o 1º Seminário Paraibano de Construção Sustentável.
O evento, que comemora 35 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), vai trazer pesquisadores e profissionais de instituições de ensino superior e de entidades representativas, como a Câmara Brasileira de Indústria da Construção (CBIC), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de São Paulo (USP).
A proposta do evento, segundo Cléber de Jesus, diretor-executivo do Sinduscon-JP, é inserir o setor da construção civil de João Pessoa nos debates sobre a sustentabilidade e conscientizar construtores e arquitetos para o que ele chama de “mudança de paradigma”. “O tema está em pauta, e a construção civil não pode ficar de fora”, diz o diretor do Sinduscon-JP.
A abertura do evento irá acontecer às 19h, logo após o credenciamento dos participantes. Em seguida, haverá uma palestra sobre “Sustentabilidade na Construção”, com o professor da USP Vanderley Moacir John. Logo após será realizado um debate sobre a explanação, liderado pelo engenheiro Irenaldo Quintans, representante da CBIC na Paraíba.
DEBATES
Também serão debatidos no seminário os seguintes temas: Arquitetura sustentável (professora VIvian Ritter - IPOG); Sustentabilidade e os materiais (Normando Perazzo - UFPB); uso eficiente de água nos lotes urbanos (professora Marina Sangoi de Oliveira Ilha - Unicamp); Resíduos da Construção civil (Tarcísio de Paula Pinto - I&T); Coleta Seletiva no Canteiro de Obras (Cláudia Coutinho – UFPB) e Energias alternativas e selo de eficiência energética (Roberto Lamberts - UFSC).
SEGURANÇA
Em sua primeira edição, o seminário não irá tocar em uma ferida sensível da construção civil brasileira: o alto número de acidentes e mortes nos canteiros de obras.
Em 2012, o setor de edificações foi responsável por 50.570 acidentes de trabalho, dos 705.239 ocorridos em todos os demais ramos da indústria e comércio – o terceiro em quantidade de registros –, de acordo com o último Anuário Estatístico da Previdência Social.
“Este ano vamos focar mais na questão ambiental”, ressalta o diretor-executivo do Sinduscon-JP, Cléber Jesus. A responsabilidade socioambiental engloba tanto as preocupações com o meio ambiente quanto com o bem-estar social.
Comentários