ECONOMIA
Taxa de idosos é 6ª no país
Publicado em 13/11/2011 às 17:56
-
Se por um lado a Paraíba tem uma das menores taxas de população ocupada socialmente protegida pela cobertura previdenciária, por outro, o Estado é dos que possuem o maior índice de cobertura de idosos do país acima de 60 anos ou mais.
A taxa paraibana é de 84,5%.
A cobertura social entre idosos na Paraíba é a quarta melhor do Nordeste e a sexta do país, ficando atrás no país apenas de Santa Catarina (90,3%), Piauí (89,7%), Rio Grande do Sul (87,1%), Rio Grande do Norte (85,1%) e Ceará (84,7%).
Para o economista Rafael Bernardino, isto representa que apesar de muitos trabalhadores em idade ativa ainda não contribuírem com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a população idosa está consciente de seus direitos. “A população idosa está buscando e obtendo os benefícios previstos em Lei”, ressaltou.
Por sua vez, a assessoria do INSS na Paraíba ressalta que, como é grande a quantidade de trabalhadores que não contribuem com o INSS, só é possível ter uma cobertura tão ampla entre os idosos por causa da compensação feita pela arrecadação de outros estados.
“Como a Previdência Social tem abrangência nacional, estados com maiores arrecadações garantem a cobertura nas outras unidades da Federação. É o caso de São Paulo, que faz a cobertura de grande parte do país”, informou o coordenador do setor de Comunicação do INSS na Paraíba, Ramon Figueiredo.
Comentários