icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Um grande teatro para JP

Teatro para mais de 3 mil pessoas é a única parte que falta ser concluída do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima.

Publicado em 30/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:26

Um teatro com capacidade para mais de 3 mil pessoas e salas multiuso para realização de eventos, congressos e feiras. Essa é a estrutura do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, o mais recente do Nordeste, localizado no Polo Turístico do Cabo Branco, em João Pessoa. O teatro é a única parte que falta ser concluída (o que deve ser em breve), mas que não impede o funcionamento normal do Centro de Convenções.

A cidade que possui esse equipamento tem, entre os principais benefícios, o aumento no fluxo de turistas, a geração de emprego e renda e o fomento às atividades produtivas, na avaliação da Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef). Para o desenvolvimento das cidades, é preciso o envolvimento de empresas, entidades, organizadores de eventos e o trade turístico de uma forma geral para que o centro de convenções seja viável, segundo a Abraccef.

A associação define um centro de convenções como um empreendimento ou estabelecimento empresarial (podendo ser público ou privado) fixo, legalmente constituído e capaz de oferecer espaços para eventos sob forma de locação ou cessão de maneira temporária.

Como regra, o centro de convenções deve contar com salas, auditórios e salas de apoio para, no mínimo, 300 pessoas, além de espaço adequado para registro e circulação dos participantes, áreas de alimentação, atendimento médico e exposição, acessibilidade, capacidade elétrica com sistema de geração paralela, entre outros. Todas essas características, o Centro de Convenções de João Pessoa possui.

A capital paraibana se une a outras 73 cidades brasileiras que têm centros de convenções, nos quais são realizados anualmente cerca de 19.800 eventos, atraindo um público de 28 milhões de pessoas e movimentando R$ 5 bilhões ao ano. O centro de convenções de João Pessoa chega com a vantagem de ser um destino inédito para a realização de eventos, tendo em vista que cidades como Recife, Salvador e Fortaleza já receberam muitos deles.

Não é à toa que João Pessoa vai sediar, no próximo mês de julho, o Robocup (Copa do Mundo de Robótica), evento que vai receber cerca de 5 mil participantes de diversos países . Será um encontro de ciência, tecnologia, educação e divulgação científica. Desde o mês passado, o site do evento www.robocup2014.org começou a divulgar fotos e informações da capital paraibana para o mundo.

Todos os ambientes do centro serão utilizados, inclusive o teatro, que em julho já terá sido concluído. Pelo menos 100 arenas serão montadas para as competições. Do lado de fora do centro de convenções, uma cidade inteira está em movimento: hotéis, restaurantes, agências de receptivos, guias turísticos, taxistas, fotógrafos, etc. Até o comerciante informal vai ter a possibilidade de aumentar o lucro com o evento. Essa será a primeira vez que o Brasil sedia o evento.

CENTRO JÁ RECEBE EVENTOS

A estrutura do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima foi apresentada no mês passado na World Travel Market Latin America (WTM), principal feira do setor de viagens e turismo da América Latina. O equipamento foi apresentado como um bom local para a realização de eventos de médio e grande porte, aliado às belezas naturais de João Pessoa e de toda a Paraíba, incluindo o Maior São João do Mundo, realizado na cidade de Campina Grande.

De hoje até o próximo sábado, o Centro de Convenções da capital recebe o VI Congresso Internacional de Fisioterapia Manual, que vai abordar as novas alternativas de tratamento na área de fisioterapia. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reunirá cerca de 1.200 participantes. As edições anteriores do congresso, considerado o maior evento da área de fisioterapia da América Latina e um dos maiores do Brasil, foram realizadas em Fortaleza e no Recife.

Para esse congresso, João Pessoa recebe participantes vindos de São Paulo, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e também da Paraíba. O evento também contará com a presença de especialistas internacionais da Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Itália e Argentina.

Em termos de estrutura, o Centro de Convenções de João Pessoa não perde em absolutamente nada para os demais existentes no Nordeste e no país. São 34,52 hectares de área construída, nos quais estão as salas multiusos com capacidade para até 2,3 mil pessoas. Nas salas moldáveis, é possível comportar simultaneamente até 7,5 mil participantes. A obra assinada pela arquiteta mineira Isabel Caminha é uma das mais belas do país, quando o assunto é centro de convenções.

O primeiro pavilhão, destinado à realização de feiras, foi inaugurado em 2012. O equipamento conta ainda com heliponto e um mirante, que acaba sendo uma atração a mais para os visitantes. Do mirante, é possível ter uma visão privilegiada da cidade de João Pessoa. Com a chegada do centro, a rede hoteleira da capital e do Conde está sendo ampliada: passando de 9 mil para 12 mil leitos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp