ECONOMIA
Varejo aposta no último trimestre
Reformas de fim de ano aquecem vendas e devem trazer fôlego para os empresários do ramo de materiais de construção.
Publicado em 11/10/2012 às 6:00
A entrada no último trimestre deste ano deve trazer fôlego para os empresários do ramo de materiais de construção da Grande João Pessoa. As vendas, que permaneceram mornas durante todo o ano, tendem a crescer a partir deste mês em decorrência da realização de reformas e pinturas comuns em todo final de ano. Há lojistas que esperam até uma alta no faturamento em torno dos 20%, a partir de novembro.
De acordo com dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep), o faturamento real do setor de material de construção na Grande João Pessoa teve um crescimento bem abaixo do esperado durante todo o ano de 2012, com uma alta acumulada de apenas 1,45% de janeiro a agosto.
Já a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), apesar de ter elevado levemente sua expectativa de crescimento neste ano de 3% para 3,5%, calcula que o varejo acumula uma queda de 2,5% nas vendas ao longo de 2012. A previsão da associação, no entanto, é que o faturamento do setor dê um grande salto no último trimestre do ano.
“De fato, a ano foi bem devagar. Tivemos uma elevação no início de setembro, mas o mercado já voltou a esfriar. Temos esperanças de que agora, com o fim das eleições, as vendas se aqueçam, ultrapassando até 15% sobre 2011”, informou a proprietária da Depósito Shalom, Da Paz Araújo. O estabelecimento tem como especialidade os chamados materiais de acabamento.
Na loja Torre Telhas, o balanço do ano não foi muito diferente.
Para o gerente, Thiago Cunha, essa desaceleração deve ter um motivo principal. “As vendas na loja caíram 40% em comparação com o ano passado. A concorrência aumentou bastante, não só em número de lojas, mas agora as fábricas de cerâmicas vendem diretamente ao consumidor, quando antes elas tinham que vender ao varejo, que repassaria para o cliente. Isso dificulta”, explicou.
Para amenizar o faturamento reduzido e estimular as vendas nos próximos meses, muitas lojas têm usado estratégias especiais para atrair os clientes. A Aquarela Tintas, por exemplo, está se unindo à Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP) em uma campanha que prevê o sorteio de viagens aos consumidores que adquirirem os produtos com antecedência.
“A procura aquece bastante a partir de setembro, pois a maior parte da população deixa para fazer as reformas no final do ano, talvez por causa do 13° salário, além de haver a particularidade de termos eleições neste mês. Estamos agora tentando estimular essas vendas para novembro e dezembro com vários sorteios e vantagens para os clientes”, comentou o administrador da loja, Amadeu Júnior. Na loja, a redução das comercializações ao longo do ano foi de quase 15%. A previsão para os próximos meses, porém, é a melhor possível. “Esperamos ter um faturamento de R$ 260 mil, o que seria um incremento de 20% sobre o ano de 2011. Tivemos que enfrentar uma forte concorrência nos últimos meses, mas as coisas devem melhorar em breve”, afirmou.
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