ECONOMIA
Varejo lança campanha para aquecer vendas
Campanha da CDL-JP irá sortear um carro e dois cruzeiros marítimos com acompanhante, para alavancar vendas de final de ano.
Publicado em 17/11/2012 às 6:00
Com as vendas desaceleradas e endividamento em alta dos consumidores, a Câmara de Dirigentes Lojistas de João Pessoa (CDL-JP) vai apostar no estímulo às compras antecipadas para aquecer compras no final de ano.
Dados do Instituto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba (Fercomércio) mostram que nos nove primeiros meses do ano o setor na Grande João Pessoa obteve um aumento de menos de 4% no faturamento.
Visando aquecer o fluxo do comércio varejista na capital, a campanha promocional “Natal Surpresa”, que terá início na próxima segunda-feira, sorteará um veículo Renault Sandero e dois cruzeiros marítimos com acompanhante. A expectativa da CDL é de um aumento de 10% nas comercializações até o fim da campanha em 15 de dezembro, com relação ao mesmo período do ano passado.
A cada R$ 30 em compras nas lojas credenciadas, os consumidores recebem um cupom para participarem do sorteio.
E, para estimular aos lojistas a aderirem à ideia, os vendedores concorrerão a um prêmio em dinheiro (três salários calculados pelo piso do comércio) e serão doados 1.000 brinquedos a instituições de caridade.
Conforme o presidente da CDL-JP, Eronaldo Maia, não se trata de uma campanha que promova descontos na venda de produtos, mas o objetivo é mesmo incentivar um modelo de compra diferenciado que agrade cliente e lojista. “Queremos que o consumidor não enfrente filas, escolha os produtos que deseja comprar com calma. Não promoveremos descontos, embora o empresário possa fazê-lo, caso deseje”, afirmou.
Segundo disse, a campanha da CDL deverá estimular as compras antecipadas, o que também adiantará o fluxo de capital dentro das empresas. “A proposta vem sendo bem aceita pelo setor”, acrescentou.
O parcelamento em até duas vezes do pagamento de Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a partir de 19 de novembro até 31 de dezembro vai aliviar o caixa das empresas.
A medida foi anunciada pelo governador Ricardo Coutinho e, de acordo com o Secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, trata-se de uma postura que vem sendo tomada nos últimos anos pelo governo do Estado e que atende a uma reivindicação dos dirigentes lojistas da Paraíba
“Como o faturamento do varejo é maior em dezembro em relação aos demais meses do ano, como forma de amenizar esse pagamento, o governo adota o parcelamento do tributo recolhido de dezembro”, explicou.
Comentários