ECONOMIA
Vendas de varejo na PB crescem acima da média nacional, diz IBGE
Estado ficou em 10º lugar no ranking do crescimento do comércio varejista em todo o país, aculumando saldo positivo de 4,8% quando a média nacional foi de 4%.
Publicado em 14/07/2009 às 10:51
Karoline Zilah
Com IBGE e G1
Após dois meses de queda, o volume de vendas do comércio varejista voltou a crescer no Brasil. A Paraíba acompanhou o ritmo e, de acordo com as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até superou a média nacional.
A Paraíba ficou em 10º lugar no ranking dos estados brasileiros, registrando um crescimento de 4,8% em maio com relação aos meses anteriores, quando a média nacional ficou em 4%.
Em março, o comércio da Paraíba também cresceu, mas ficou abaixo do índice nacional e obteve o menor saldo positivo entre todos os estados, chegando a apenas 1%.
De todos os estados, 23 apresentaram variações positivas. Os melhores posicionados são Sergipe (127%), Piauí (11,9%) e Ceará (10,8%). Enquanto isso, quatro assinalaram quedas nas vendas do varejo: Espírito Santo (-6,4%); Distrito Federal (-2,3%); e Acre (-1,4%).
Levando em consideração as médias nacionais, entre os setores pesquisados pelo IBGE, o de hipermercados e supermercados teve o maior impacto positivo no resultado do mês frente a maio do ano passado, com crescimento de 6,7%.
Apenas três setores tiveram retração na comparação entre meses de maio, contribuindo negativamente para a expansão do varejo nacional: tecidos, vestuário e calçados tiveram queda de 2,3%; móveis e eletrodomésticos tiveram retração de 6,3%. Enquanto as vendas de material de construção ficaram 8,2% menores.
O chamado comércio varejista ampliado, que inclui as vendas de veículos e materiais de construção, teve crescimento maior: na passagem de abril para maio, as vendas tiveram alta de 3,7%, enquanto a receita cresceu 4,4%, em razão da expansão das vendas de veículos (8,0%) e de material de construção (5,7%).
Comentários