icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Vendas em baixa já prolongam promoções

Para estimular os consumidores, lojas de shopping e do comércio de João Pessoa mantém anúncios de promoções.

Publicado em 16/04/2013 às 6:00


A menos de um mês para o Dia das Mães e já na metade do quarto mês do ano, as vitrines das lojas de shopping e do comércio de João Pessoa ainda estão com anúncios de promoções. A estratégia dos lojistas vem para estimular o consumidor que passou a comprar menos no varejo e a dar mais prioridade às dívidas e aos gastos essenciais.

Segundo o gerente de uma loja de calçados na capital, Leandro Quintans, a extensão da 'liquidação de verão' até o final de abril foi uma decisão empresarial. “Tivemos uma queda expressiva do fluxo do comércio. As pessoas se endividaram muito em 2012 e o orçamento familiar ficou mais estreito. Além disso, março e abril são meses com ausência de datas comemorativas”, explicou.

Na loja em que Leandro trabalha, os preços caíram em até 90%. “O preço é o grande atrativo para o consumidor. Se o empresário deseja continuar crescendo aqueles 20% ao ano sobre o ano anterior, precisa pensar nas alternativas. Para nós, gerentes, a tarefa é deixar a loja pronta e atrativa para o cliente”, comentou.

Sobre o assunto, o especialista em varejo do Sebrae-PB, Fábio Jorge, a queda proposital dos preços é mesmo um reflexo da crise econômica que o país enfrenta. “Mas vale ressaltar que não é somente isto. A inflação não está tão acima do que foi visto nos últimos anos, o poder de compra não está tão reduzido. Há, portanto, aquelas empresas que querem mesmo atrair o cliente e incrementar as vendas neste momento, porém não existe necessariamente uma crise”, pontuou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Eronaldo Maia, considera esse prolongamento das liquidações um movimento natural do mercado. “O lojista fará isto até que escoe seu produto antigo para atualizar o estoque. Não há nada de tão atípico, além disso, no próximo mês teremos o Dia das Mães que é sempre muito positivo para o comércio”, explicou.

DIA DAS MÃES
Com as vendas do Dia das Mães, o gerente Leandro Quintans espera vender 20% mais do que o ano anterior. “O comércio começa a aquecer a partir de agora e, embora não exista nada confirmado até agora, poderemos dar continuidade à liquidação até lá”, disse.

Para a vendedora de roupas, Patrícia Gomes, a expectativa é a mesma. “A procura deve aumentar, então a liquidação deve seguir até o final de abril. Mas se não houver a reação esperada, pode ser que existam algumas promoções”, contou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp