Seis cursos da PB alcançam conceito “bom” no Enade

UFPB foi a instituição com melhor resultado alcançando nota 4 nos cursos de Nutrição, Odontologia e Farmácia. Nenhum curso privado conquistou resultado bom no exame.

Da Redação
com Bartolomeu Honorato do Jornal da Paraíba

Dos 48 cursos superiores de universidades públicas e privadas da Paraíba, apenas seis obtiveram desempenho ‘bom’ (notas 4 e 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2007.

A Universidade Federal da Paraíba foi a instituição com melhor resultado alcançando nota 4 nos cursos de Nutrição, Odontologia e Farmácia. Nenhum curso privado conquistou resultado bom no exame.

Em seguida Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem dois cursos que também alcançaram a nota 4: Enfermagem e Fisioterapia; já a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) teve um curso com desempenho bom: Medicina Veterinária. A escala vai de 1 a 5. As notas 4 e 5 significam um bom desempenho; 3 regular; 2 e 1 ruim.

O resultado da avaliação do Enade foi divulgado, na tarde da quarta-feira (6), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), setor vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O relatório do Inep revelou ainda que 15 cursos, entre os 48 analisados, marcaram nota 3. O Instituto considera que eles são bacharelados de nível regular. Segundo a assessoria de imprensa do Inep, as instituições com cursos neste padrão devem solicitar ou não a visita de uma equipe técnica do MEC, para supervisionar, por um ano, o funcionamento do bacharelado.

No relatório, nove cursos obtiveram nota 2 e somente um curso atingiu média 1. Os dois grupos se encaixam em bacharelados reprovados pelo Enade, devido ao funcionamento ruim no ensino aplicado aos alunos.

No entanto, eles não correm risco de serem fechados. Ao todo, 17 cursos ficaram sem conceitos porque os alunos concluintes faltaram ao exame.