Prefeitura premia 87 escolas municipais por bom desempenho

Prêmio Escola Nota 10 contemplou 87, das 91, escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (4).

Da Redaçãp
Com Secom-JP

O prêmio Escola Nota 10 contemplou 87, das 91, escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa. A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (4), na Capital. O prefeito Ricardo Coutinho (PSB) destacou que o prêmio tem uma concepção diferente, com a característica de ser solidário. “Todos têm que contribuir para que a escola preste um bom serviço”, disse.

Ricardo Coutinho ainda lembrou que são premiados deste o auxiliar de serviços gerais até o professor, com algo proporcional ao 14º salário do vencimento básico que o servidor tem.

“Nós estaremos desembolsando cerca de R$ 2.280 milhões com o pagamento desta bonificação para todos os integrantes das escolas que, proporcionalmente, tenham atingido entre o limite mínimo e máximo de pontuação”, disse o prefeito.

A secretária de Educação, Ariane Sá, acredita que o resultado do Escola Nota 10, mostra o compromisso de todos que compõem a educação com o ensino de qualidade. "Isso é muito bom para a escola municipal e demonstra o esforço feito pelo professores, servidores da educação e, principalmente, que os alunos da rede municipal têm aprendido", disse Ariane Sá.

No final da solenidade os diretores das escolas receberam envelopes com os resultados por unidade. Com estes dados, segundo Ariane Sá, cada colégio poderá avaliar os pontos positivos e negativos dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar.

Entenda o prêmio

O Escola Nota 10 é resultado de um decreto de lei municipal, no qual foi instituído e normatizado o Índice de Excelência em Educação, formado a partir dos indicadores de avaliação da aprendizagem e da gestão escolar nas escolas municipais de ensino fundamental.

A partir dos resultados alcançados no final de cada ano letivo e, de acordo com a porcentagem alcançada no índice, os trabalhadores das unidades escolares (exceto Creis) poderão receber como premiação o correspondente a um 14º salário, caso a escola atinja 100% de êxito. Já a unidade de ensino receberá o selo de ‘Escola Nota 10’.

A avaliação contempla seis indicadores, são eles: regularidade de documentos escolares; cumprimento de conservação do patrimônio; cumprimento de metas de economia de material de custeio; atividades transdisciplinares; frequência dos trabalhadores da educação na formação continuada e aprendizagem dos alunos.

Todas as avaliações são de responsabilidade da Secretaria de Educação e acontecem diariamente, tendo cada indicador o peso 10, do valor global do índice. Encerrando as atividades do Escola Nota 10, acontece a avaliação de aprendizagem dos alunos, que tem peso 50 e ocorre no fim do ano letivo.

Folha de pagamento

Durante a solenidade o prefeito anunciou o pagamento de três folhas no mês de dezembro. A primeira será a segunda parcela do 13º salário dos servidores, no dia 15; a segunda é referente a premiação do Escola Nota 10, dia 18; e a terceira o pagamento da folha de dezembro, que será dentro do mês trabalhado.