Veneziano empossa novos diretores de escolas e creches municipais

Secretário de Educação informou que além da eleição direta pela comunidade escolar, as novas gestoras de escolas e creches também passaram por um curso preparatório.

Da Codecom-CG

O prefeito Veneziano Vital do Rego e o secretário de Educação, Esporte e Cultura da Prefeitura de Campina Grande, Flávio Romero, empossarão nesta segunda-feira (1º), numa solenidade que acontecerá a partir das 9h, no Auditório do Centro de Tecnologia Educacional – CTE, as novas diretoras e adjuntas das escolas e creches municipais. Elas foram eleitas no dia 4 de dezembro de 2009 e cumprirão um mandato de três anos.

O secretário de Educação ressaltou a importância da solenidade informando que além da eleição direta pela comunidade escolar, as novas gestoras de escolas e creches também passaram por um curso preparatório de 80 horas, onde foram incluídos conteúdos para capacitá-las para um melhor exercício da função. O prefeito Veneziano Vital do Rego fará pessoalmente a entrega das portarias de nomeação das novas gestoras.

Entre os conteúdos do curso, que foi ministrado por coordenadores, diretores e gerentes da Seduc, estavam: gestão administrativa e educacional democrática de pessoal, legislação educacional, gestão financeira, ética no trabalho, além de informações sobre a Política Nacional de Fortalecimento da Educação Básica, incluindo mecanismos de avaliação do IDEB e Prova Brasil, PAR de Campina Grande e o Plano de Ações Articuladas.

O processo de eleição direta dos gestores de escolas e creches está regulamentado tanto no Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério, no seu artigo 64, como por meio da lei Nº 3.972/2001 que dispõe sobre as eleições dos diretores e adjuntos de escolas e creches para a rede municipal de educação.

Junto com o processo eleitoral dos diretores e adjuntos, também foram eleitos, no dia 09 de dezembro do ano passado, os integrantes dos conselhos escolares de todas as unidades da rede municipal de educação.