Solaris oferece cursos de digitalização de documentos na PB

Curso começa no fim de março e é uma boa oportunidade principalmente para quem trablha na esfera jurídica.

Da Redação
Com assessoria

A partir do final de março, a Paraíba poderá contar com cursos de digitalização de documentos oferecido pelo Solaris Cursos, que fica localizada avenida Piauí, 75 – Bairro dos Estados, em João Pessoa. O treinamento realizado pela Solaris, será oferecido pelo sistema GED –  Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

Com o GED, advogados, juízes e demais profissionais da área poderão estar preparados para aproveitar com eficácia e com agilidade o leque de novas possibilidades que se abrem com o ingresso do Direito na era digital. Por isso, o GED é fundamental para a atuação nos processos e para o cumprimento da legislação no trâmite processual.

Serão oferecidas três turmas de treinamento em GED em março. De 25 a 26, de 27 a 28 e de 29 a 30, com carga horária de 16 horas cada uma. As aulas serão ministradas no Auditório GED da Solaris. Mais Informações pelo telefone: (83) 2251717 ou pelo site www.solariscursos.com.br/ .

O qué é a digitalização de documentos

Um dos problemas enfrentados por profissionais da área de direito, é o grande número de papéis, pastas e documentos com os quais eles têm que lhe dar. Porém com a ajuda da tecnologia esse problema estar com os dias contados. Um tendência que vem se concretizando no Brasil e recentemente na Paraíba é a digitalização de documentos.

“Hoje é concreto o fato de inexistir papéis nos processos de pequenas causas, processos trabalhistas e execuções fiscais, por exemplo”, comenta o advogado Cláudio Lucena, especialista no setor.

Segundo ele, o Brasil está avançando no segmento por perceber as vantagens de manipular documentos eletrônicos, como redução de custos, rapidez na localização de arquivos e agilidade nos processos. “Muitas vezes, manter os documentos atualizados é um grande problema. O deslocamento também é grande, demanda tempo. É um trabalho desnecessário”, emenda.

Muitos profissionais do setor também têm problemas de administração, compartilhamento e armazenamento desses documentos. “É comum ver, por exemplo, advogados perdendo tempo na procura de documentos de colegas que podem auxiliar na elaboração de um novo trabalho, ou mesmo varrendo pastas e diretórios. Não por falta de organização ou de orientação, mas sim, porque essas estruturas não facilitam e não foram projetadas para pesquisa e recuperação em grandes volumes.

A convergência do papel para modo digital de documentos também virou lei. Desde Dezembro de 2006 foi sancionada a Lei nº 11.419/06, que já é implementada em algumas esferas do Poder Judiciário, do Ministério Público, de escritórios de advocacia e dos departamentos jurídicos de empresas. A lei autoriza o uso de meios eletrônicos na tramitação de processos judiciais, petições, recursos e intimações e permite ainda pagamentos de taxas judiciais.

“Antes, isso acontecia de maneira informal. Mas os tribunais perceberam as vantagens da digitalização, o que vai melhorar de forma inovadora o fluxo dos processos”, destaca Cláudio Lucena.