Intercom Nordeste aberto com público recorde em Campina Grande

Evento discute tema ‘Comunicação, cultura e juventude’ e prossegue até este sábado. Participam alunos, professores e profissionais da área da comunicação.

Da Redação

Com a presença de um grande público, composto por centenas de estudantes e profissionais da Comunicação Social de várias cidades nordestinas, teve início na noite da quinta-feira (10) no auditório do Garden Hotel, em Campina Grande, o 12º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom NE), promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento, que segue até este sábado (12), aborda a temática ‘Comunicação, cultura e juventude’.

O evento teve início com a exibição de um vídeo sobre a cidade de Campina Grande, que neste mês de junho vem sediando, através da UEPB, três eventos na área de Comunicação: o Encontro de Jornalismo Científico, o Seminário em Folkcomunicação e o Intercom. Logo em seguida, em um momento emocionante, as bandeiras do Brasil, da Paraíba e da UEPB foram conduzidas pela comissão de apresentação de uma tradicional quadrilha junina campinense, enquanto o Hino Nacional era executado pelo sanfoneiro Luan.

Intercom Nordeste aberto com público recorde em Campina GrandeNa mesa de abertura dos trabalhos estavam o vice-reitor da UEPB, Aldo Maciel; o presidente da comissão organizadora do Intercom NE, Luis Custódio da Silva; a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação, Nélia Rodrigues Del Bianco; o representante do Intercom NE, Moacir Barbosa de Sousa; a vice-coordenadora do curso de Comunicação Social da UEPB, Fátima Luna; o coordenador do curso de Educomunicação da UFCG, Romero Azevedo e o coordenador de Turismo de Campina Grande, Gustavo Fontinelle.

Já na manhã desta sexta-feira, foi discutido a importância da TV regional no contexto nacional. Participaram da discussão a editora da Rede Globo Nordeste, Jô Mazzarolo, e a editora regional das TVs Cabo Branco e Paraíba, Ana Viana. "É preciso criar ferramentas, enquetes, consultas para criar maior interatividade para o telespectador, que não pode mais ficar apenas como mero receptor de informações", disse Viana.