37,5% das escolas estaduais da PB têm acesso à internet banda larga

Das 1.038 escolas estaduais da Paraíba, 390 fazem parte do Programa Banda Larga nas Escolas, do governo federal. Meta é atingir todas as escolas urbanas até final do ano.

Natália Xavier

Das 1.038 escolas estaduais da Paraíba, 390 fazem parte do Programa Banda Larga nas Escolas, que é desenvolvido através de uma parceria entre os Ministérios das Comunicações e da Educação, Anatel e operadoras de telefonia. Este dado foi repassado pela Secretaria Estadual e Educação e revela que apenas 37,5% das escolas estaduais têm acesso à rede de alta velocidade.

A meta do programa, lançado em 2008, é conectar todas as 64.879 escolas urbanas do país até o fim deste ano. Para a inclusão no projeto, as unidades escolares precisam ter uma média de 100 alunos matriculados e possuir estrutura física para a instalação de um laboratório de informática.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério das Comunicações, no relatório elaborado neste mês, a Paraíba já tem 1.310 escolas, somando as das redes municipal e estadual, integrando o programa e garantindo aos alunos o acesso à internet.

O gerente do programa das Tecnologias Educacionais da Secretaria de Educação do Estado, Gilmar Silva, comentou que o número de escolas estaduais com internet na Paraíba pode ser superior a 390, pois existem unidades que não integram o programa mas já possuem acesso à rede mundial de computadores.

Segundo Gilmar, um dos maiores problemas enfrentados para a instalação da internet de alta velocidade nas escolas é a abrangência das operadoras de telefonia. “Tivemos uma reunião nesta terça-feira com a operadora de telefonia e pedimos que novas instalações sejam viabilizadas o mais rápido possível”, afirmou acrescentando que atualmente 530 escolas estaduais integram o projeto, mas apenas 390 já estão conectadas à internet.

O Diretor do Departamento de Serviços de Inclusão Digital do MC, Heliomar Medeiros, ressalta a importância da banda larga nas escolas. “Com esse programa, o governo federal tem contribuindo para um outro nível de ensino aos alunos, com o acesso a toda uma gama de informações disponíveis e pesquisas muito mais rápidas sobre qualquer assunto”, afirma. Ele complementa que as empresas deverão investir em infraestrutura para alcançar as escolas que ainda não foram contempladas.

Escolas Municipais

A coordenadora do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação na Paraíba, Socorro Trindade, informou que o Programa Banda Larga nas Escolas está presente unidades educacionais da rede municipal de 36 cidades paraibanas.

Segundo Socorro Trindade, a maior concentração de escolas municipais com acesso à rede de alta velocidade está nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Santa Rita e Sumé.