Sete escolas paraibanas deixarão de receber livros didáticos em 2011

Adesão para o programa foi encerrada no final de julho. Sete escolas paraibanas ficarão de fora do PNLD 2011
 

Da Redação

Levantamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) mostra que 219 municípios brasileiros não aderiram ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e não receberão livros didáticos doados pelo governo federal no próximo ano letivo. Na Paraíba serão sete escolas que vão ficar sem o benefício. No total, houve adesão de 96% das prefeituras, governos estaduais e escolas federais do país.

No estado da Paraíba, sete escolas ficarão sem esse benefício em 2011. Os municípios de Bom Sucesso, Brejo da Cruz, Coxixola, Curral Velho, Malta, São José do Bonfim e São José dos Ramos, tiveram seus nomes excluídos na lista do Programa Nacional por não aderirem o projeto no prazo correto.

O prazo de adesão terminou em 30 de junho. O termo ainda pode ser assinado, segundo o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino. No entanto a prefeitura, governo ou escola federal só será beneficiada a partir de 2012.
É a primeira vez em 70 anos de existência que o programa exige a assinatura de um termo de adesão para encaminhar os livros. Os municípios, governos e escolas federais que não aderiram ao programa podem ter interesse em adotar outros materiais de ensino.

Pelo PNLD, os municípios recebem livros didáticos de diversas disciplinas para todos os alunos da educação básica. A cada três anos, há o envio de material para um nível de ensino, além da reposição das obras que eventualmente foram estragadas. Ao município cabe a responsabilidade de conservar os livros por três anos e fazê-los chegar aos alunos e professores. Não há custo para os municípios, governos e escolas federais beneficiados, apenas para o governo federal, que fornece os livros.

Cabe agora a essas escolas paraibanas que ficaram fora da lista de 2011 se inscreverem nesse ano ainda para não perder o benefício do programa em 2012.